Topo

Com 100% no Mineirão, Cruzeiro busca 1ª vitória sobre rival em 2014

Do UOL, em Belo Horizonte

18/09/2014 13h30

Embora tenha conquistado o título estadual sobre o Atlético-MG, o Cruzeiro ainda não venceu o arquirrival nesta temporada. O clássico do próximo domingo, às 16h, no Mineirão, pela 23ª rodada do Brasileirão, pode ser a última chance de derrotar os alvinegros em 2014.

Dos quatro duelos deste ano entre os rivais, três terminaram empatados, pelo mesmo placar de 0 a 0 e todos no Campeonato Mineiro. Por ter a melhor campanha da primeira fase, o Cruzeiro sagrou-se campeão estadual com dois resultados iguais. O outro clássico terminou com a vitória do Atlético, por 2 a 1, pelo Brasileirão.

Apenas o segundo jogo da final do Campeonato Mineiro foi disputado no Mineirão. Nos outros três compromissos, o Cruzeiro atuou no Independência e na derrota para o Atlético utilizou um time praticamente reserva por causa da Libertadores.

Líder do Brasileirão com 49 pontos, o Cruzeiro tem se mostrado praticamente imbatível no Mineirão, onde tem 100% de aproveitamento na competição nacional. Contra o Atlético, o time celeste busca a 10ª vitória atuando no estádio pelo Nacional.

No novo Mineirão, reaberto no início do ano passado após ser reformado para a Copa do Mundo, o Cruzeiro ainda não perdeu para o rival. Em quatro jogos, foram três vitórias: 2 a 1 na reinauguração do estádio, 2 a 1 no segundo jogo da final do Campeonato Mineiro de 2013 e 4 a 1 no Brasileirão do ano passado, além do empate sem gols que garantiu o título mineiro desta temporada.

Essa pode ser a última chance de o time celeste superar o rival em 2014, já que não há mais confrontos previstos para este ano. A única possibilidade dos rivais voltarem a se enfrentar seria em uma eventual decisão da Copa do Brasil.

Everton Ribeiro prevê um duelo equilibrado e com muitas dificuldades, mas quer buscar os três pontos para manter o bom aproveitamento em casa. “A gente sabe que o clássico nivela tudo, um jogo difícil, mas temos a possibilidade de sair com a vitória do Mineirão”, disse.

O volante Henrique adotou discurso similar ao do companheiro. “O próximo jogo é muito difícil, clássico sempre é difícil, sempre um jogo bastante truncado. Mas vamos com tudo para buscar mais uma vitória”, destacou.

Marcelo Oliveira aposta no bom momento vivido pela equipe, que ainda terá o retorno de Ricardo Goulart e jovens jogadores como Mayke, Lucas Silva e Alisson em grande fase.

“Clássico é sempre muito difícil, mas o Cruzeiro está consistente, jogando muito bem no Mineirão. Vamos nos preparar muito para esse jogo, temos a volta do Ricardo Goulart e jogadores jovens estão jogando muito bem, se mostrando de forma brilhante, nos ajudando muito”, observou o treinador celeste.