Topo

Cruzeiro se assusta com convocações e tenta evitar novas baixas

Do UOL, em Belo Horizonte

18/09/2014 06h00

Apesar da vitória sobre o Atlético-PR por 2 a 0, o técnico Marcelo Oliveira demonstrou preocupação com a sequência do Cruzeiro no Brasileirão por causa da próxima data Fifa. Depois de ter Everton Ribeiro e Ricardo Goulart convocados para a seleção brasileira, ele teme perder mais jogadores.

O treinador ainda poderá ter os desfalques dos jovens Alisson e Lucas Silva, que também são titulares atualmente. Os dois foram convocados para os últimos amistosos da seleção olímpica e nesta quinta-feira Alexandre Gallo anunciará uma nova convocação.

“É uma situação difícil como técnico, perder jogadores importantes. Mas acho que o pelo trabalho ir bem, o Cruzeiro jogar da forma que joga, existe uma valorização dos jogadores e, consequentemente, uma convocação”, disse o treinador, ao ser questionado sobre as ausências de Everton Ribeiro e Ricardo Goulart.

Os dois ficarão de fora dos jogos contra Corinthians e Flamengo, nos dias 8 e 12 de outubro, pelo Brasileirão, e também do segundo compromisso contra o ABC, pelas quartas de final da Copa do Brasil, no dia 15. Os amistosos contra a Argentina e Japão serão realizados nos dias 11 e 14, em Pequim e Singapura, respectivamente.

O treinador celeste também disse entender as necessidades do técnico da seleção e criticou o calendário. “Acho difícil a situação do Dunga, que se propõe a fazer uma renovação e está buscando jogadores que não eram frequentemente convocados no Brasil. O problema todo é que deveria se adequar o calendário às datas Fifa”, comentou.

Marcelo ainda externou a apreensão em ter que perder mais jogadores, como o atacante Marcelo Moreno, que pediu dispensa dos últimos amistosos. “A preocupação do Cruzeiro é que tem outros dois atletas da seleção olímpica e o Marcelo Moreno, da seleção boliviana. E aí, por mais que a gente tenha um grupo de qualidade, perde muito do entrosamento do time”, justificou.

Em razão disso, o treinador espera que a CBF aceite o pedido de dispensa dos prováveis convocados para o time sub-21. “Além dos cinco jogadores, temos também atletas com cartão amarelo, e aí se acontecer alguma coisa teremos o time muito desfalcado. Acho que tem que ter uma conscientização para que libere ao menos os jogadores da seleção olímpica”, afirmou.

O técnico adiantou que Marcelo Moreno já se propôs a pedir novamente a dispensa da seleção boliviana e evitou ao comparar a situação com a de outros times no campeonato. O treinador não crê em conspiração para prejudicar o Cruzeiro, como insinuou alguns torcedores pelo fato do São Paulo não ter tido nenhum jogador convocado.

“Não pensei por esse lado. Acho até que o torcedor tem o direito de pensar dessa forma, mas pelo que conversei com o Dunga ele está tentando fazer o melhor trabalho. Ele também é muito cobrado, mesmo sendo início de trabalho, precisa ganhar sempre e seria talvez uma frustração para o Goulart e o Everton Ribeiro, não vejo por esse lado, não. Queria Deus que eu esteja certo”, ressaltou.