Topo

Derrota para o Coritiba é aperitivo indigesto do São Paulo de 2015

14.set.2014 - Kaká lamenta após ter recebido cartão amarelo em lance de pênalti para o São Paulo em jogo contra o Cruzeiro no Morumbi - Fabio Braga / Folhapress
14.set.2014 - Kaká lamenta após ter recebido cartão amarelo em lance de pênalti para o São Paulo em jogo contra o Cruzeiro no Morumbi Imagem: Fabio Braga / Folhapress

Do UOL, em São Paulo

18/09/2014 06h00

A derrota por 3 a 1 diante do Coritiba nesta quarta-feira pode não abalar a campanha do São Paulo no Brasileirão – na vice-liderança, o clube do Morumbi está com a classificação para a Libertadores encaminhada. Apesar disso, foi um sinal de que, sem reforços, o São Paulo de 2015 será algo mais próximo da irregularidade pré-Copa do que da arrancada das últimas partidas.

O time que jogou no Couto Pereira, e arriscou apenas quatro chutes ao gol de uma equipe que, desde a quarta rodada, frequenta a zona do rebaixamento, foi bem diferente daquele que finalizou 16 vezes contra a meta do líder do Brasileirão no último domingo. Essa diferença em números, porém, não é justificada pelas escalações: foram apenas duas mudanças.

As duas ausências que Muricy Ramalho teve diante do Coritiba são exatamente as duas perdas garantidas no final desta temporada: Kaká e Rogério Ceni. O primeiro está emprestado pelo Orlando City e vai para os EUA em dezembro; o segundo se aposentará.

No tropeço, a importância dos dois no bom momento da equipe ficou escancarada. Sem Ceni, a defesa voltou a falhar, e foram muitos sustos nas bolas recuadas; o camisa 8, por sua fez, fez falta na criação das jogadas, que deixou muito a desejar em relação às últimas sete partidas.

A ascensão do São Paulo no Brasileirão, aliás, passa pela volta de Kaká: desde a estreia do meia diante do Goiás, foram sete vitórias, um empate e apenas uma derrota – aproveitamento de 81,5%. Sem o meia, o time tropeçou diante do Goiás, pela Copa do Brasil – acabou eliminado – e contra o Criciúma, na Sul-Americana : perdeu a primeira partida por 2 a 1; na segunda, com o meia, venceu por 2 a 0 e sobreviveu na competição.

A importância de Kaká tem sido pauta, inclusive, na maioria das entrevistas coletivas no CT da Barra Funda: Muricy Ramalho, Pato e Souza abordaram o assunto nos últimos dias.

Embora o foco do São Paulo seja, evidentemente a luta pelo título do Brasileirão, Muricy e a diretoria já devem pensar no São Paulo de 2015 disputando a Libertadores sem Kaká e Rogério – e com reforços. A derrota desta quarta corrobora o que os números mostram :o São Paulo sem esses dois jogadores não é o que venceu sete partidas consecutivas no Brasileirão.

Para o clássico de domingo, diante do Corinthians, no Itaquerão, Kaká estará de volta, mas Rogério ainda é dúvida. Em compensação, Pato, por razões contratuais, está fora.