Topo

Flu tropeça em times que lutam contra queda e desperdiça 17 pontos no BR

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/09/2014 06h00

Mesmo brigando na parte de cima da tabela, o Fluminense tem tido dificuldades contra as equipes que lutam contra o rebaixamento nesta edição do Campeonato Brasileiro. Na noite da última quarta-feira, o Tricolor viu mais três pontos escaparem na derrota por 3 a 1 para o Vitória no Barradão, pela 22ª rodada. 

Com a derrota para o time baiano, o Fluminense chegou à marca de 17 pontos desperdiçados contra equipes que lutam contra o descenso. Ao todo, foram duas derrotas para o Vitória, além de reveses contra Botafogo, Chapecoense e Criciúma. Completam a conta os dois pontos perdidos nos empates com Coritiba e Figueirense.

O rendimento contra essas equipes fez com que o Fluminense perdesse chances importantes no Brasileiro, principalmente nas últimas rodadas, quando poderia ter voltado ao G4 não fossem os tropeços contra Vitória e Figueirense.  O Tricolor está a apenas um ponto do pelotão da frente.

O técnico Cristóvão Borges reconheceu a dificuldade, mas minimizou o problema. Para o treinador, o equilíbrio é uma das tônicas do Campeonato Brasileiro deste ano.  Coincidentemente, o Fluminense fez boas partidas contra o líder Cruzeiro, Corinthians e Sport, que brigam por vaga na Libertadores.

“Brasileiro, contra o lanterna ou qualquer outra equipe, encaramos com mesmo nível de dificuldade que existe. É difícil, todas as partidas são assim. Contra o último e contra o primeiro. Importante é o comportamento da equipe. Equipe tem um nível que não é esse, e erramos demais [contra o Vitória]”, analisou Cristóvão.

Os tropeços contra o Vitória representam bem a dificuldade. O Fluminense perdeu os dois duelos contra a equipe baiana, que era a lanterna do Campeonato Brasileiro até bater o Tricolor na última quarta. No primeiro turno, o time rubro-negro derrotou o Tricolor em um Maracanã lotado.

Mesmo com o novo tropeço na última quarta, o Fluminense precisa reagir a tempo de encarar o Flamengo no domingo, em clássico que pode valer a volta do time ao G4 em caso de uma vitória tricolor e uma combinação de resultados.