Topo

Atlético vence Goiás, quebra jejum de quase 4 meses fora e volta a mirar G4

Do UOL, em Belo Horizonte

18/09/2014 21h24

Com grande atuação dos meias-atacantes Dátolo e Guilherme, o modificado Atlético-MG venceu o Goiás, por 3 a 2, na noite desta quinta-feira, no Serra Dourada, em Goiânia, interrompendo jejum de quase quatro meses sem triunfo como visitante. Desfalcado e sem três titulares, preservados para o clássico do próximo domingo, o alvinegro mineiro aumenta sua confiança para pegar o líder Cruzeiro, ocupando agora a sétima colocação, com 34 pontos, mais perto do G4, a três pontos do Corinthians, que fecha o grupo, com 37.

O Atlético-MG não vencia fora de casa há sete jogos, com quatro derrotas e três empates, nesse período, cujo jejum foi iniciado em 22 de maio, ainda antes da disputa da Copa do Mundo, quando venceu o Vitória, por 3 a 2. Já o Goiás, que foi bastante vaiado por seus torcedores, principalmente pela atuação no primeiro tempo, quando saiu em desvantagem por 3 a 0, segue em 12º lugar, com 27 pontos. Foi a nona derrota esmeraldina e a nova vitória atleticana no Brasileirão. O dado curioso é que na vitória sobre o time baiano, em maio, a história foi a mesma: o Atlético abriu a vantavem e deixou o adversário reagir e quase empatar o jogo.

As fases do jogo:O jogo começou lento, com os dois times visivelmente se poupando em função do forte calor e da baixa umidade. Coube ao visitante Atlético-MG animar a partida e construir sua vitória nessa etapa. Aos 15 min, Carlos recebeu belo passe de Dátolo, driblou o goleiro Renan, mas mandou a bola na trave. Três minutos depois, o meia argentino lançou Guilherme, que encobriu o camisa 1 goiano e fez belo gol. A equipe esmeraldina custou a entrar no jogo. O primeiro lance de perigo foi aos 21min, quando Victor defendeu chute forte de Murilo.

Essa jogada, no entanto, acordou o time anfitrião, que deixou apenas de ‘assistir’ o adversário e passou a ameaçar o gol atleticano. Aos 29 min, Erick caiu, após disputa de bola com Edcarlos, e os atletas do time goiano reclamaram pênalti, não marcado pela arbitragem. O Goiás tentou arriscar mais, enquanto o Atlético-MG se posicionava para explorar contra-ataques e, dessa forma, ainda fez mais dois gols, com Guilherme, aos 42 min, e Carlos, aos 44 min. Torcedores do time da casa protestaram já na saída do time, no intervalo.

Os dois times voltaram com mudanças para a etapa final. No Atlético-MG, Claudinei sentiu uma contusão e foi substituído pelo também volante Eduardo. No Goiás, a mudança foi para tentar melhorar o rendimento ofensivo da equipe, com a entrada de Ramon na vaga de Murilo. E o time da casa tentou pressionar o alvinegro mineiro, que recuou, mas não deixou de contra-atacar, levando perigo ao gol defendido por Renan. Aos 28 min, Erick fez bela jogada individual, mas falhou na finalização, mas cinco minutos depois ele marcou para o time anfitrião e deu mais emoção ao final da partida. aos 48 min, Jackson fez o segundo gol, mas não deu tempo para o empate. goiano.

O melhor: Dátolo – O meia argentino destacou-se desde o início do jogo, com passes e lançamentos precisos, colocando seus companheiros em condições de fazer gols. Guilherme, com dois tentos, foi outro destaque do Atlético e do jogo.

O pior: Amaral– Volante do Goiás, que voltou ao time, demonstrou estar fora de ritmo e não conseguiu acompanhar os meias-atacantes atleticanos, especialmente Dátolo e Guilherme, que criaram as melhores jogadas ofensivas do alvinegro mineiro.

A chave do jogo: Habilidade no contra-ataque atleticano – A habilidade de Dátolo, que foi preciso na ligação entre defesa e ataque, aliada à técnica de Guilherme e à velocidade do jovem Carlos desmontaram o sistema defensivo esmeraldino já nos 45 minutos iniciais, que terminaram com um triunfo de 3 a 0 para os visitantes. Além disso, o Goiás foi muito lento na transição ao ataque e criou poucas oportunidades até a reta final, quando conseguiu fazer dois gols, complicando um triunfo que parecia mais fácil..

Toque dos técnicos:Levir Culpi decidiu descansar os dois principais jogadores ofensivos, no momento, Diego Tardelli e Luan, que ficaram em Belo Horizonte, preservados para o clássico contra o líder Cruzeiro. Isso não enfraquecem o time atleticano. Ao contrário. O treinador deu a chance de Guilherme começar como titular, ao lado de Dátolo, fez dois dos três gols alvinegros na etapa inicial, dificultando a reação adversária. Já o Goiás, que teve de superar um problema de doença do técnico Ricardo Drubscky, que voltou a passar mal e deixou o Serra Dourada, após a sua palestra, sendo substituído pelo assistente Gilberto Fonseca, que não conseguiu fazer muita coisa, diante da superioridade atleticana. No final, mais na base da vontade e com boa atuação do jovem atacante Erick, o time goiano conseguiu diminuir a diferença.

Para lembrar:

Técnico passa mal e não comanda Goiás. O técnico Ricardo Drubscky, que desde terça-feira passada estava doente, com a necessidade até de ser internado para tomar soro, voltou a passar mal, pouco antes do jogo, deixando o Estádio Serra Dourada, para receber atendimento médico em um hospital. O comando da equipe ficou a cargo do auxiliar técnico Gilberto Fonseca.

Titulares poupados. Para não correr risco de aumentar sua lista de desfalques no clássico contra o líder Cruzeiro, no Mineirão, o técnico Levir Culpi decidiu poupar três titulares, que nem viajaram a Goiânia: Leonardo Silva, Diego Tardelli e Luan, substituídos por Edcarlos, Guilherme e Jô.

Público pequeno e atrasado. A torcida do Goiás não compareceu em grande número ao jogo em que marcou a volta da equipe ao Serra Dourada, após mandar fora duas partidas. Além disso, parte do torcedor esmeraldino chegou já com o jogo em andamento. A torcida atleticana também compareceu e fez muito barulho, em determinados momentos.

Torção no joelho direito.  Aos 32 min, Valmir Lucas, lesionado, foi substituído por Moisés. O volante, que estava improvisado sofreu uma torção no joelho direito, e será submetido por exames de imagem, nesta sexta-feira.

GOIÁS 2 X 3 ATLÉTICO-MG

Data: 18/09/2014 (quinta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Vicente Romano Neto (ESP-2/SP)
Cartão amarelo: Jô (Atlético-MG)
Gols: Guilherme, aos 18 min e aos 42 min, Carlos, aos 44 min do primeiro tempo; Erick, aos 33 min e Jackson, aos 48 min do segundo tempo

Goiás
Renan; Valmir Lucas (Moisés), Jackson, Felipe Macedo e Léo Veloso; Amaral, David, Esquerdinha e Murilo (Ramon); Erik e Samuel (Wlington Júnior)
Técnico: Gilberto Fonseca (substituto do doente Ricardo Drubscky)
 
Atlético-MG
Victor; Alex Silva, Edcarlos, Jemerson e Emerson Conceição; Claudinei (Eduardo), Leandro Donizete, Guilherme, Dátolo (Fillipe Soutto);e Carlos (Douglas Santos) e Jô
Técnico: Levir Culpi