Topo

Grêmio revê 'algoz' Santos em jogo tenso após caso de racismo contra Aranha

Marinho Saldanha e Samir Martinez

Do UOL, em Porto Alegre (RS) e em Santos (SP)

18/09/2014 06h00

Grêmio e Santos é um jogo peculiar por uma série de motivos. Foi o clube paulista o último a vencer o Tricolor, o último a marcar um gol em Marcelo Grohe, e ainda tem no reservado o ex-técnico gremista, Enderson Moreira. Mas, acima de todos estes motivos, o jogo é tenso pela volta do goleiro Aranha à Arena do Grêmio. O camisa 1 foi vítima de xingamentos racistas no duelo entre as equipes pela Copa do Brasil e será recebido pela primeira vez depois disso em Porto Alegre para o duelo das 20h30 pela terceira rodada do segundo turno do Brasileirão. 

As repercussões do 'caso Aranha' foram muitas, e ainda estão acontecendo. Tudo porque no segundo tempo do jogo vencido pelo alvinegro do litoral paulista por 2 a 0, aficionados do Grêmio chamaram o jogador de 'macaco' aos gritos. Flagrados por câmeras de transmissão da partida, prejudicaram a si e ao clube.

Julgado no STJD, o Grêmio foi excluído da Copa do Brasil e tenta reverter tal pena em julgamento no Pleno marcado para o próximo dia 26. Enquanto isso, os torcedores tiveram que depor na polícia e ao menos cinco serão indiciados.

A principal figura dos xingamentos racistas, Patrícia Moreira, flagrada pelas câmeras proferindo palavras racistas contra o goleiro, prestou esclarecimentos à polícia, pediu desculpas, manifestou desejo de encontrar o atleta, mas viu pedido ser rejeitado e não tem condições psicológicas de acompanhar futebol, segundo seu advogado. Ela, ainda, teve a casa onde morava incendiada em ato criminoso de um vizinho e precisa de auxílio médico para tentar retomar a rotina.

Para evitar novas manifestações, o Grêmio reforçou a segurança. Serão mais de 300 câmeras registrando imagens em HD e ainda coletando áudio das ações da torcida. Além disso, seguranças 'infiltrados' irão auxiliar em qualquer movimento deste tipo da torcida.

Ainda Luiz Felipe Scolari, na terça-feira, tratou de alertar contra uma possível 'armadilha' do goleiro. O treinador falou para cuidarem com a 'esparrela' do jogador.

Em aspectos técnicos, Grêmio e Santos também tem muito significado. Foi o time paulista o último a vencer o Grêmio e o último a marcar um gol na defesa gaúcha. Depois do 2 a 0 da Copa do Brasil, foram 4 vitórias e 1 empate da equipe de Luiz Felipe Scolari, sem sofrer um gol sequer. Em campo, Zé Roberto, suspenso, é a principal baixa gremista. Giuliano, lesionado, sequer está relacionado. Pará atuará improvisado na esquerda e Luan no ataque. 

No Santos, o técnico Enderson Moreira acredita que sua equipe sofrerá forte pressão da torcida do Grêmio devido ao caso de racismo envolvendo o goleiro Aranha. No entanto, o treinador conversou com o grupo de jogadores e ressaltou que o jogo será decidido dentro de campo.

“Sempre falo que a gente vai sofrer uma pressão externa do torcedor, que vai tentar desestabilizar a equipe. Pode ser algo próximo de um caldeirão, de estarem gritando, falando, e tentando motivar a equipe. O que determina o resultado é o que acontece dentro das quatro linhas, por mais que tenha o torcedor incentivando. Mas o mais importante é o que vamos produzir dentro de campo. A equipe do Grêmio é qualificada, vem de uma sequência boa, tem um grande treinador, a dificuldade toda é o jogo em si, vamos concentrar nisso”, afirmou Enderson.

Enderson Moreira viajou para Porto Alegre fazendo mistério sobre o time titular. O treinador não contará com três titulares para o duelo contra os gaúchos. O atacante Thiago Ribeiro não está recuperado de dores lombares e segue de fora. Além dele, o lateral esquerdo Eugenio Mena, com uma lesão no músculo posterior da coxa direita, e o volante Alison, suspenso, desfalcam o time.

Se não bastasse, o atacante Rildo discutiu com o técnico Enderson Moreira no vestiário da Vila Belmiro após o jogo contra o Coritiba no último sábado e foi vetado da viagem. O Santos não confirma que o atleta foi vetado por indisciplina. Enderson alega que o jogador passa por um trabalho físico especial, mas o atacante treinou normalmente com os demais companheiros na última quarta-feira.

Com isso, Enderson deve escalar o volante Souza na vaga de Alison, além de Zé Carlos e Gabriel Barbosa, que seguem como titulares nos lugares de Mena e Thiago Ribeiro, respectivamente.

GRÊMIO X SANTOS

Data: 18/08/2014 (quinta-feira)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Celso Luiz da Silva e Marcus Vinícius Gomes (ambos mineiros)

Grêmio
Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Pedro Geromel, Rhodolfo e Pará; Matheus Biteco, Ramiro e Felipe Bastos; Luan, Dudu e Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Santos
Aranha, Cicinho, Edu Dracena, David Braz, Zé Carlos; Arouca, Souza, Lucas Lima; Gabriel Barbosa, Leandro Damião e Robinho.
Técnico: Enderson Moreira