Topo

Inter fala em chance matemática, mas abandona aos poucos sonho de título

Do UOL, em Porto Alegre

18/09/2014 06h00

O Internacional, aos poucos, vai admitindo que o sonho do tetracampeonato está cada vez mais distante. Após o empate com o Sport, na Arena Pernambuco, o discurso do Colorado foi de cuidar somente de si. Não pensar mais no Cruzeiro. Deixar que lá na frente, se possível, a briga seja retomada. O maior argumento vermelho já é quase uma confissão do fim de festa.

A famigerada frase do ‘ainda é matematicamente possível’ foi a senha. Com ela, o Inter deixou no ar a sua posição diante da disputa do título do Campeonato Brasileiro. Nove pontos atrás do Cruzeiro, com tropeços seguidos e inconstância de resultados, o time gaúcho sabe bem que não é o principal adversário da equipe mineira.

“O Inter vai tentar continuar, ainda temos chances matemáticas e reais de título. Mas estamos no G-4 há 21 jogos. Não é fácil. Já terminamos um jogo sem sete titular e não perdemos, contra o Coritiba fora de casa. A gente jogou fora de casa agora, vamos para mais um fora e depois temos dois em casa. Vamos tentar nos manter na confusão, ali em cima”, disse Abel Braga.

Por mais que o técnico ainda cite a assiduidade do Colorado no topo da tabela, o otimismo já não é mais o mesmo. O ápice do sonho do título foi durante a série de cinco vitórias seguidas. Quando o time encostou no Cruzeiro e chegou a dormir na liderança, antes das partidas complementares da rodada.

“Temos que olhar somente para o Internacional e o próximo adversário. Não adianta ficar divagando, olhando a tabela. Temos que trabalhar em busca da vitória no próximo jogo”, concordou o presidente Giovanni Luigi.

Neste returno, o Inter marcou passo contra Vitória e Sport. Confirmando seu desempenho fraco como visitante, onde só conseguiu três vitórias até aqui - diante de Bahia, Goiás e Palmeiras.

"A realidade é ir degrau por degrau. Não adianta pensar no sábado se você está na segunda-feira. O Inter não pensa só em Libertadores, sempre busca o título. Ainda temos chances e temos que continuar. Não é um pensamento vazio", afirmou o volante Wellington.

Com 38 pontos, o Internacional encara o Atlético-PR na próxima rodada, em Curitiba. Depois recebe Criciúma e Coritiba no Beira-Rio e então cruza com o Cruzeiro. Jogo no Mineirão, que pode marcar a reestreia de Nilmar, e definir de vez se o título ainda é possível ou vira só bengala do discurso com o matematicamente possível.