Topo

Técnico do Santos não apoia acusação de Aranha aos torcedores do Grêmio

Do UOL, em Santos (SP)

18/09/2014 23h17

O técnico do Santos, Enderson Moreira, não reforçou o discurso do goleiro Aranha, que deixou o campo acusando a torcida do Grêmio de concordar com os xingamentos racistas ocorrido no último dia 28, na Arena Grêmio. Enderson foi questionado em entrevista coletiva se concordava com o desabafo do goleiro. Na resposta, o treinador reprovou o racismo, mas não quis generalizar. Ele disse que entende o goleiro por estar magoado, mas amenizou as vaias desta quinta-feira ressaltando que os torcedores gaúchos são apaixonados e gostam de empurrar o seu time durante os jogos.

“(concordar) Eu não posso... Cada pessoa tem a sua visão. Ninguém pode, na verdade, sentir aquilo que o Aranha sentiu naquele dia. Ele está chateado, magoado, vejo com gravidade, infelizmente no nosso país estamos acostumados com a impunidade, então quando tem punição, as pessoas não entendem. Eu sei que a torcida do Grêmio é uma torcida que empurra, apoia, mas a gente sabe que tem algumas torcedores no meio que fazem coisas erradas. Eu entendo a mágoa dele, mas sabemos que a torcida aqui tem amor pelo clube”, afirmou Enderson Moreira.

Em contrapartida, Enderson só fez elogios ao desempenho de Aranha dentro de campo. O comandante santista elogiou as defesas do goleiro em campo e também a reação do goleiro perante as vaias e xingamentos da torcida do Grêmio.

“A gente só tem que elogiar, porque eu imagino o quanto foi difícil retornar aqui. As lembranças estão muito vivas na nossa memória, imagina para ele. Ele conseguiu concentrar única e exclusivamente no jogo e em nada do que aconteceu fora do jogo. Ele nos ajudou muito na conquista desse um ponto. Ele é maduro, experiente e sabe se comportar nesses momentos”, disse.

Aranha deixou o campo irritado e chegou até rebater uma repórter sobre o que aconteceu no duelo desta quinta-feira. O jogador chegou a questionar se a jornalista concordava com as vaias. "Não ligo com vaia, com manifestação torcedor desde que seja no esporte, sem ser hipócrita fala as coisas, acha o que quer, sabe que a vaia foi diferente. Você sabe porque (foi diferente)", falou o goleiro.

"Tudo o que aconteceu, ou não foi nada? Ou você concorda com o que aconteceu?", completou.

Aranha declarou que esperava ser recebido de outra forma pela torcida do Grêmio e, por isso, criticou as vaias que recebeu durante o jogo desta quinta-feira. Para ele, os xingamentos demonstraram que os gremistas concordaram com os torcedores acusados de injuria racial no último dia 28.

“Cobraram muito o perdão de mim, mas deles não teve perdão. Muita gente morreu e sofreu para diretos prevalecerem hoje. Tem gente que acha erradas as atitudes, paciência. Vim, joguei, conseguimos um ponto contra uma equipe fortíssima”, disse.

“Tudo o que aconteceu. Eu, sinceridade, esperava ser recebido de outra maneira. Porque via os gremistas repudiando e não concordando. Mas pelo que vi hoje eles concordam hoje com tudo”, concluiu.