Topo

Botafogo tenta minimizar estrago, mas já espera pena severa para Sheik

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/09/2014 06h07

O Botafogo espera uma severa punição para Emerson Sheik, após a polêmica entre jogador e CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na última quarta-feira, durante a derrota para o Bahia, no Maracanã. A missão para o departamento jurídico do clube é clara: minimizar o estrago e reduzir o máximo possível o gancho do jogador.

Emerson foi denunciado em três artigos: 243-F (Ofensa a arbitragem), 254 (Jogada violenta), e 258 (Atitude reiterada de afronta e reclamação contra instituições e autoridades com claro intuito intimidatório e desrespeitoso através da mídia) todos do CBJD. A pena pode chegar até a 18 jogos, o que representaria o fim da sua passagem pelo Botafogo – faltam 16 partidas no Brasileiro.

Mesmo que Sheik pegue pena máxima, ele ainda poderá entrar em campo em partidas válidas pela Copa do Brasil. Isso porque a denúncia ocorreu em um jogo do Campeonato Brasileiro e a punição caberia apenas a partida da mesma competição. O Alvinegro está nas quartas de final, onde enfrentará o Santos – Grêmio foi eliminado devido a atos racistas no caso Aranha.

O principal temor do Botafogo é com relação às críticas feitas por Emerson à CBF. Internamente, o Alvinegro vê seu atacante com grandes possibilidades de virar bode expiatório no STJD, com punição exemplar. Assim, criaria um temor em outros atletas e evitaria nova manifestações de jogadores contra a entidade.

“Não quero falar sobre punição. Eu me conheço e, se começar a falar sobre isso, vou falar um monte de m... Eu não posso desabafar? É proibido eu dar minha opinião? Eu vivo isso diariamente, o futebol existe por causa dos jogadores e se nós não podemos participar dessa discussão está tudo errado mesmo. O jogador de futebol está acostumado a ouvir comentários de que é burro, que é ignorante. O “Vim aqui para conquistar os três pontos, se Deus quiser”… É uma p… ignorância pensar isso”, disse Sheik durante coletiva de imprensa.

O julgamento de Sheik ainda não tem uma data definida. Inicialmente, ele desfalca o Botafogo contra o Criciúma neste sábado, em Santa Catarina. Se uma nova pena não for definida antes de quinta-feira, o atacante terá condições legais de reforçar o Alvinegro contra o Goiás, no Maracanã.