Topo

Cruzeiro leva vantagem sobre rival Atlético no Brasileirão como mandante

Cruzeiro tem comemorado mais vitórias que o rival Atlético-MG em jogos pelo Brasileiro em que tem o mando de campo - Juliana Flister/VIPCOMM
Cruzeiro tem comemorado mais vitórias que o rival Atlético-MG em jogos pelo Brasileiro em que tem o mando de campo Imagem: Juliana Flister/VIPCOMM

Do UOL, em Belo Horizonte

19/09/2014 15h00

O jogo entre Cruzeiro e Atlético-MG neste domingo, às 16h, no Mineirão, pela 23ª rodada do Brasileirão, marca o confronto de número 60 entre os dois rivais pela principal competição nacional. Líder disparado, com sete pontos a mais do que o vice São Paulo, o Cruzeiro jogará não apenas contra o seu arquirrival, mas terá de enfrentar uma torcida reforçada por tricolores, colorados e corintianos, que são os principais concorrentes celestes, neste momento.

Historicamente os alvinegros levam pequena vantagem, mas o time celeste se dá melhor quando joga em casa, como é o caso deste domingo, quando a partida será disputada no Mineirão, onde o Cruzeiro tem 100% de aproveitamento no atual Brasileirão. ‘Visitante’ no Gigante da Pampulha, desta vez, o Atlético-MG quer manter o embalo da vitória no Serra Dourada, sobre o Goiás, por 3 a 2, para conseguir o segundo triunfo seguido longe de seus domínios.

A rivalidade entre Cruzeiro e Atlético-MG é tanta que há divergências nos números divulgados, no que se refere ao retrospecto geral. O alvinegro mineiro contabiliza um número maior de partidas do que o rival celeste – 484 contra 467 jogos. Em ambas as contas a vantagem é atleticana.

Não há um dado considerado oficial e que unifique os números trabalhados pelos dois clubes. O que explica a diferença entre os números do retrospecto exibidos pelos rivais é o fato de o Cruzeiro não levar em conta em suas estatísticas partidas amistosas, disputadas com o time B ou com o tempo regulamentar inferior a 90 minutos. Já o Atlético adiciona todos os confrontos, sem exceções, entre os dois tradicionais adversários.

No Brasileirão o duelo é bem mais equilibrado e, neste caso, não há conflito nos números. Após a unificação da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, são computados 59 compromissos, com 21 vitórias do Atlético, 20 do Cruzeiro e outros 18 empates.  A diferença entre o número de gols também é pequena: 79 a favor dos celestes e 75 para os alvinegros.