Topo

Enderson lamenta pontos perdidos na Era Oswaldo: "estaríamos lá em cima"

Enderson Moreira acredita que Santos pode brigar na parte de cima da tabela - Divulgação/Santos FC
Enderson Moreira acredita que Santos pode brigar na parte de cima da tabela Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

19/09/2014 19h42

O técnico Enderson Moreira comemorou bastante o empate do Santos fora de casa, diante do Grêmio, nesta quinta-feira, em Porto Alegre, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado fez o treinador acreditar que sua equipe pode brigar na parte de cima da tabela e também lamentar os pontos perdidos pelo alvinegro praiano como visitante sob o comando de seu antecessor, Oswaldo de Oliveira.

“Se ganharmos quatro de cada seis pontos, vamos entrar na briga lá em cima. Eram seis derrotas seguidas fora de casa. Se fossem seis empates, estaríamos brigando lá em cima. Mas é importante pontuar. Jogar aqui é muito difícil sempre. Tivemos duas boas jogadas que poderíamos concretizar melhor. Mas temos de fazer os pontos em casa e conseguindo isso vamos melhorar. Foi importante levar um ponto daqui”, afirmou Enderson.

Apesar de lamentar os tropeços de seu antecessor fora de casa, Enderson também não conseguiu quebrar o jejum de vitórias longe da Vila Belmiro. Pelo Brasileirão, o clube paulista ainda não venceu como visitante após a Copa do Mundo de 2014. A última vitória longe da Vila ocorreu no dia 30 de maio, quando a equipe santista derrotou o Bahia por 2 a 0 em Feira de Santana.

Depois disso, foram sete jogos, com seis derrotas – Fluminense (0 a 1), Internacional (0 a 1), Cruzeiro (0 a 3), São Paulo (1 a 2), Botafogo-RJ (0 a 1) e Sport (1 a 3) e um empate, contra o Grêmio por 0 a 0 nesta semana. Enderson comandou os últimos dois jogos nesse período, mas também não conseguiu vencer.

A única vitória como visitante nesse período aconteceu pela Copa do Brasil, quando o Santos venceu o Grêmio por 2 a 0 em Porto Alegre, na polêmica partida envolvendo os insultos raciais contra o goleiro Aranha.

Enderson acredita que o pouco tempo para treinar o time e recuperar alguns jogadores influencia nos maus resultados.

“É muito cedo para falar, temos pouco tempo de treino e não consigo colocar muito ainda a minha ideia. Contra o Sport controlamos bem o jogo e poderíamos ter vencido. Hoje foi um jogo muito difícil, de dois grandes times. Queremos muito mais e eu desejo muito mais. Mas pela situação, de ter até jogador que não conseguiu treinar entre as partidas, foi bom. Sabemos que é difícil, estamos sempre tentando recuperar o atleta para fazer bons jogos”, disse.

Neste domingo, o Santos volta a campo pelo Campeonato Brasileiro, mas atua dentro de casa. O time de Enderson Moreira enfrenta o Figueirense, às 18h30 (de Brasília), em jogo válido pela 23ª rodada da competição.