Topo

Flamengo e Fluminense fazem tira-teima em 49º duelo pelo Brasileiro

Cáceres e Conca durante o Fla-Flu pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro - Alexandre Loureiro/Getty Images
Cáceres e Conca durante o Fla-Flu pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro Imagem: Alexandre Loureiro/Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/09/2014 14h00

O tradicional Fla-Flu terá mais um capítulo às 16h deste domingo, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã. E o 49º duelo entre os rivais na competição nacional servirá como um tira-teima para a liderança do confronto na história: cada um tem 18 vitórias, além de 12 empates.

Atualmente, o Flamengo lidera os principais quesitos no duelo contra o Fluminense. O Rubro-negro tem mais vitórias no geral (111 contra 102) e a maior goleada no duelo em Brasileiros (5 a 0, em 1989) desde a edição de estreia, em 1971.

A vitória, portanto, pode dar a liderança ao Fluminense em um aspecto importante. O Tricolor começou o Brasileiro deste ano com menos vitórias, mas bateu o Rubro-negro no primeiro turno por 2 a 0 e agora tem a chance de virar o retrospecto do duelo.

O equilíbrio no confronto em Brasileiros pode ser comprovado nos últimos quatro anos. Neste período, cada uma das equipes venceu quatro Fla-Flus, com apenas um empate em nove jogos.

No retrospecto geral, no entanto, a vantagem do Flamengo é grande. O Rubro-negro tem nove vitórias a mais (111 a 102). Além disso, o time da Gávea costuma levar a melhor como mandante no Brasileiro contra o rival, com três triunfos a mais na história (10 a 7, em 24 jogos).

Apesar de estar na 10ª posição do atual Campeonato Brasileiro, o Flamengo somou mais pontos do que o Fluminense nos últimos cinco jogos. O Rubro-negro juntou sete pontos (duas vitórias, um empate e duas derrotas), enquanto o Fluminense colecionou seis nas partidas recentes (uma vitória, três empates e uma derrota).