Topo

Artilheiro do Mineirão, volta de Goulart é arma do Cruzeiro para clássico

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

20/09/2014 18h44

De volta ao Cruzeiro depois de cumprir suspensão automática no meio de semana, Ricardo Goulart é o grande reforço para o clássico contra o Atlético-MG, neste domingo, às 16h, no Mineirão. O meia pode ser considerada a principal arma para o time celeste conquistar a primeira vitória sobre o rival em 2014.

Além de ser jogador de seleção brasileira, Ricardo Goulart vem sendo o principal atleta do Cruzeiro na temporada. Em grande fase, o meia é o artilheiro da equipe no ano com 19 gols, dividindo a primeira posição do ranking com o atacante Marcelo Moreno.

Ricardo Goulart também é o jogador cruzeirense que costuma se dar melhor atuando no Gigante da Pampulha, palco do jogo deste domingo. Tanto que o camisa 28 é o maior artilheiro do estádio desde a sua reinauguração em 2013, com 19 gols marcados.

“Fico muito feliz pelo meu desempenho dentro do Mineirão, juntamente com meus companheiros. Estar passando por esse momento é muito gratificante”, afirmou o cruzeirense, que também costuma dar sorte diante do próximo adversário.

O retrospecto de Ricardo Goulart contra o Atlético-MG é bastante positivo. Em12 jogos, o meia saiu vitorioso em seis ocasiões, empatou três vezes e perdeu outras três. O histórico favorável iniciou-se antes mesmo da sua chegada à Toca da Raposa.

Ainda quando atuava pelo Internacional, em 2011, seu time venceu por 4 a 0 e 2 a 1. Já defendendo as cores do Goiás, em 2012, ocorreu uma vitória, por 2 a 0, e uma derrota, por 2 a 1, no confronto pelas oitavas de final da Copa do Brasil que acabou dando a classificação aos goianos.

Já pelo Cruzeiro, o jogador disputou oito clássicos e o seu time venceu três, empatou outras três, além de duas derrotas. Ele também já sentiu o gosto de balançar a rede tanto pelos mineiros o quanto pelos goianos. No total, são três gols marcados. “Tenho boas lembranças”, salientou o meia.

Ricardo Goulart marcou duas vezes na última vitória do Cruzeiro, por 4 a 1, no primeiro turno do Brasileirão de 2013, também no Gigante da Pampulha. Ele espera ter um desempenho parecido e, para tanto, teve uma semana de descanso para se recuperar da maratona de jogos.

Antes de cumprir a suspensão automática, o meia-atacante atuou três vezes em seis dias incluindo o jogo com Equador pela Seleção Brasileira. “Não queria ficar suspenso (contra o Atlético-PR), mas estive no Mineirão assistindo os companheiros, com vontade de atuar e deu para fazer um bom trabalho nesse período, recuperar e estar inteiro para domingo”, comentou o goleador.

Quem aguarda ansiosamente pelo retorno de Ricardo Goulart é Everton Ribeiro, que já tem um entrosamento de longa data com o companheiro. “É um jogador que está em excelente fase, vem nos ajudando muito. É bom ele estar voltando, está descansado. Temos uma equipe forte, o nosso entrosamento pode falar mais alto e vamos firmes para o jogo”, declarou.

O camisa 28 também aposta nesse entrosamento para o Cruzeiro sair vitorioso no domingo. “Estamos há um ano e nove meses junto, o entrosamento ajuda bastante. É um clássico, todo jogador quer ganhar, então vamos fazer de tudo para que o Cruzeiro possa sair vencedor”, concluiu.