Topo

Kaká e Elias são peças-chave no clássico. Corintiano é carrasco do SP

Do UOL, em São Paulo

20/09/2014 16h00

Dois ídolos, que voltaram a atuar nos clubes pelos quais brilharam após a Copa do Mundo, Kaká e Elias vivem uma grande fase. No São Paulo, o meia tem sido fundamental no bom momento do time, e recebe elogios de todo o elenco; no Corinthians, as atuações do volante o levaram de volta à seleção brasileira. Peças-chave em seus times, os dois jogadores são protagonistas do clássico deste domingo, no Itaquerão.

Além da boa fase, os meio campistas têm em comum um detalhe: são fundamentais para o funcionamento tático de suas equipes. Antes da estreia de Elias, Mano Menezes já previa que sua chegada solucionaria o pior problema do alvinegro, na criação no meio de campo. O volante chegou e assumiu imediatamente a titularidade absoluta.

“Nossa bola está demorando para chegar, precisa chegar mais rápida de trás, para chegar no meia com alguma liberdade. Vai demorar um pouquinho, mas vamos resolver”, disse Mano em maio, já aguardando a estreia do reforço.

No Morumbi, Kaká permitiu que Muricy Ramalho trocasse o esquema com três atacantes, que vinha tendo resultados irregulares, por uma tradicional formação no 4-4-2, com dois volantes e dois meias. Com isso, o técnico encontrou o time ideal, fez Pato subir de produção e viu os resultados começarem a aparecer.

A presença do camisa 8 tem um impacto enorme na performance do São Paulo no Brasileirão: com o meia, são nove jogos, com sete vitórias, um empate e uma derrota – aproveitamento de 81,5%. Sem Kaká, os comandados de Muricy venceram cinco vezes, empataram outras cinco e perderam três – somaram 51,2% dos pontos.

No caso de Elias, os números não mostram o mesmo impacto: com ou sem o volante, o aproveitamento é praticamente o mesmo, em torno de 56%. É preciso, porém, levar em consideração que o Corinthians perdeu alguns jogadores importantes no último mês, casos do zagueiro Cléber e do volante Romarinho.

Mesmo com a equipe tropeçando e caindo de produção nas últimas rodadas – perdeu para o Flamengo e empatou com a Chapecoense – Elias foi premiado pelo atual momento sendo convocado por Dunga para a seleção brasileira.

Para compensar os números inferiores, o corintiano tem ao seu favor o excelente retrospecto contra o rival São Paulo: em sete jogos, venceu seis e empatou um, marcando cinco gols.

“Respeito muito o Rogério Ceni, mas para infelicidade dele eu fiz o milésimo gol sofrido por ele, se não me engano, e espero ter a mesma sorte que tive no passado agora” disse o volante, quando foi apresentado.

Já Kaká amarga maus resultados contra o alvinegro: em oito jogos, venceu apenas dois, empatou três e perdeu outros três.  Com uma vitória, pode pelo menos igualar o número de derrotas.

Com 42 pontos, o São Paulo é o vice-líder do Brasileirão. O Corinthians está na quarta colocação, com 37. O líder Cruzeiro tem 49.