Topo

Para manter Damião, Enderson acena com Santos 'super ofensivo' no domingo

Robinho volta e mesmo assim Damião vai seguir como titular no Santos - Terceiro Tempo
Robinho volta e mesmo assim Damião vai seguir como titular no Santos Imagem: Terceiro Tempo

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos

20/09/2014 06h00

O técnico Enderson Moreira deverá ter todos os titulares a disposição para o duelo contra o Figueirense neste domingo, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Isso porque o treinador esperar contar com os retornos de Thiago Ribeiro, Alison e Mena, que desfalcaram o time no empate contra o Grêmio.

Com isso, Enderson terá que definir o ataque titular do Santos. Leandro Damião, ao lado de Robinho, virou titular absoluto após a demissão de Oswaldo de Oliveira. Desta forma, Thiago Ribeiro, Gabriel Barbosa e até Lucas Lima brigam por uma vaga no quarteto ofensivo da equipe santista.
 
Para manter Damião e não colocar Gabigol, artilheiro do time na temporada, com 16 gols, no banco de reservas, como fez na derrota para o Sport por 3 a 1, em Recife, Enderson Moreira acena com uma escalação bastante ofensiva. Nesse caso, Souza e Alison, que disputam uma posição no meio-campo, perderam a vaga no time titular.
 
A ideia de Enderson é recuar Lucas Lima, único armador da equipe, para a função de segundo volante. Sendo assim, Arouca seria o primeiro volante, que protege os zagueiros, e Gabigol, jogaria mais centralizado, atrás do trio de atacantes, que seria formado por Thiago Ribeiro, Leandro Damião e Robinho.
 
“Não tem essa coisa, faço uma análise para cada jogo. Tem jogo que acho interessante jogar com uma formação, ou que é melhor controlar o meio de campo. Tem várias possibilidades. Criamos coisas assim, que não pode sair (um jogador do time), trabalho com 14 ou 15 titulares. Muitas vezes começando, ou não. Thiago volta, vai buscar o espaço dele. Evidente que vai buscar o espaço dele. Quem sabe sai um volante? Nunca tenho um pensamento fechado”, afirmou Enderson.
 
O técnico santista deixou claro que não sentiu a pressão da mídia ou da torcida por ter barrado Gabigol contra o Sport. Enderson, inclusive, que os bons números de Gabriel nesta temporada não o garantem como titular. O jovem atacante é o artilheiro do time no ano, com 16 gols, cinco deles no Brasileirão. A revelação santista também é responsável por cinco assistência na competição.
 
“É importante é o seguinte: se a estatística fosse determinante não teríamos trabalho. O futebol não funciona dessa forma, os números apresentam distorções. Todo o padrão tem a sua curva. O jogador de maior eficiência de passes no campeonato pode ser um jogador que cria pouco. Os números no futebol, precisamos pegar os números, entender, tivemos 64% de posse contra o Sport e perdemos. Não vejo o que foi feito no passado. Provavelmente o principal goleador do Brasil não venha da série A e nem por isso vai ser o mais requisitado. Jogador é momento, situação, encaixe da equipe. Temos já jogadores com muita mobilidade, é importante ter uma referência. Não podemos pegar esses números friamente e levá-los para dentro de campo”, explicou.
 
Thiago Ribeiro está recuperado de dores lombares que o tiraram dos dois últimos jogos do Santos no Brasileirão – Coritiba e Grêmio. Já Mena estava em tratamento de uma lesão no músculo posterior da coxa direita. Alison sofreu uma pancada no joelho de Damião no treino da última terça-feira, mas desfalcou o time por suspensão contra o time gaúcho.