Topo

Atleticanos são feridos a tiros no centro; ônibus do Atlético é hostilizado

Do UOL, em Belo Horizonte *

21/09/2014 13h54

A Polícia Militar de Minas Gerais confirma que quatro torcedores atleticanos ficaram feridos, no centro da capital mineira, em ocorrência relacionada ao clássico entre Cruzeiro e Atlético. De acordo com a sala de imprensa da PMMG, duas pessoas em uma moto Titan preta disparou tiros contra torcedores atleticanos que estavam em ponto de ônibus, na Avenida do Contorno, com Rua Espírito Santo, acertando três deles. Houve problema também na chegada da delegação atleticana ao Mineirão, quando torcedores do rival Cruzeiro recepcionaram o veículo com 'chuva de cerveja', resultando em ação policial.

Em relação ao episódio mais grave, com torcedores feridos a bala, segundo a Polícia Militar, a moto, era 'protegida' por um carro gol vermelho, mas os disparos foram efetuados pela pessoa que estava na garupa da motocicleta. Os dois veículos conseguiram fugir e nenhum suspeito preso. O episódio ocorreu próximo ao quartel do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas. No momento, torcedores atleticanos aguardavam ônibus que os levariam ao Mineirão.

Um dos quatro torcedores feridos, foi baleado no pé direito, um outro na perna e o terceiro no braço e outro no ombro. De acordo com a PM, nenhum dos atleticanos corre risco de morte. Eles foram encaminhados ao Pronto Socorro do Hospital João XXIII, na Região Hospitalar, no hipercentro de Belo Horizonte.

A Polícia Militar teve muito trabalho, em pontos diferentes de Belo Horizonte. A Corporação teve que atuar para permitir a chegada do ônibus levando os jogadores do Atlético-MG ao Mineirão, para o clássico com o Cruzeiro, na tarde deste domingo. Torcedores celestes recepcionaram o veículo oficial do alvinegro mineiro com ‘chuva de cerveja’ e objetos atirados. Alguns cruzeirenses reclamaram da forma como a PM agiu, denunciando uso excessivo de força. Homens e mulheres se dirigiram à câmera da Espn Brasil, acusando o uso excessivo de força por parte de policiais militares, que teriam jogado cavalos em cima dos cruzeirenses.

O meia-atacante atleticano Diego Tardelli chegou a ironizar a atitude dos cruzeirenses. “Estão descontrolados (a) antes do jogo. Só não pode quebrar nosso busão, ein...#que feio”, afirmou Tardelli, por meio do Twitter. Apesar do incidente, os jogadores atleticanos entraram com tranquilidade no vestiário. Já a chegada do Cruzeiro ao Mineirão foi marcada pela recepção festiva por parte dos torcedores celestes, que são maioria absoluta em razão de o mando do clássico ser cruzeirense.

O gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa, responsabilizou a mudança no local de acesso do ônibus do Atlético pelo problema. Segundo ele, foi um erro conduzir a delegação atleticana para o acesso G2, onde tradicionalmente entra o ônibus do Cruzeiro, o que explica a grande presença de torcedores do clube. “O Atlético sempre entrou pelo portão da Avenida Abrahão Caran", destacou Barbosa.

Outras ocorrências policiais

Desde a manhã de domingo, a Polícia Militar mobilizou cerca de 1 mil homens no esquema de segurança relacionado ao clássico e outras ocorrências relacionadas ao clássico já tinham sido registradas. Mais cedo, a intervenção de policiais militares do Batalhão de Polícia de Eventos, no início da tarde deste domingo, impediram um conflito entre integrantes das torcidas organizadas Galoucura e Pavilhão Independente, do Atlético-MG e Cruzeiro, respectivamente. A informação foi dada pela comandante de Policiamento da Capital, coronel Cláudia Romualdo. Os dois times se enfrentam às 16h, no Mineirão, com mando de campo celeste.

Segundo ela, foi feita uma “intervenção pontual”, quando cerca de 200 integrantes da Galoucura se dirigiam à sede da Pavilha Independente, “com o intuito de brigar”. “Os militares do BPE fizeram essa intervenção e impediram esse confronto, mas o fato está sendo registrado”, afirmou coronel Cláudia Romualdo, em entrevista à Rádio Itatiaia.

A oficial informou que até o começo da tarde deste domingo, dia de clássico no Mineirão, quatro ocorrências relacionadas ao jogo tinham sido registradas. Além dessa primeira, outras duas envolveram integrantes da Galoucura, a maior organizada do Atlético-MG, que agrediram um torcedor do Cruzeiro que comprava um frango em um estabelecimento comercial no Bairro Padre Eustáquio. “Os militares conseguiram fazer a detenção de um deles”, disse.

Já na sede da Galoucura, à Rua Itamaracá, militares do mesmo Batalhão fizeram abordagem de um grupo e detiveram cinco pessoas. Com um deles, segundo a coronel Cláudia Romualdo, foi encontrada uma mochila com “artefatos prontos para a briga”.

“O quarto registro foi nas proximidades do Shopping Barreira. Ali foi mesmo uma agitação dos torcedores da Máfia Azul em razão do atraso na saída do coletivo, nada mais sério e os militares do 41º Batalhão fizeram a contenção dos ânimos”, explicou a comandante de Policiamento da Capital.

Segundo ela, o foco principal da operação policial são as torcidas organizadas. A comandante informou que as ocorrências relacionadas a esses grupos serão encaminhados posteriormente ao Ministério Público, que acompanha de perto as organizadas.

* Texto atualizado às 15h50