Topo

Clássico opõe força ofensiva celeste ao bom momento defensivo atleticano

Do UOL, em Belo Horizonte

21/09/2014 11h00

Os rivais Atlético-MG e Cruzeiro, que se enfrentam neste domingo, às 16h, apresentam trunfos diferentes para se candidatarem a vencer o clássico no Mineirão. O time celeste, mandante, aposta na sua força ofensiva, que tem média de 2,5 gols atuando no Gigante do Horto, enquanto o alvinegro acredita no bom momento defensivo.

O Cruzeiro que é o líder isolado do Brasileirão, com 49 pontos, 74% de aproveitamento, chama atenção pela sua força ofensiva. A equipe marcou 45 gols no torneio nacional e é dono do melhor ataque da Série A. O saldo de gols também chama atenção, 24 positivo, bem superior às demais equipes.

A força ofensiva celeste no Brasileiro é comprovada pelo momento de dois dos atacantes da equipe. Marcelo Moreno, com 11 gols marcados, é o artilheiro do Brasileirão. Logo atrás, com um tento a menos, aparece o vice-goleador Ricardo Goulart.

“Temos um ataque de qualidade, forte, que rende bem no Mineirão. O Goulart é um atleta importante, que vive grande momento. Então, vamos tentar aproveitar a nossa força ofensiva para fazer os gols e tentar vencer o Atlético”, destacou Everton Ribeiro.

O Atlético aposta na dupla formada por Leonardo Silva e Jemerson para brecar a força ofensiva do rival. Com os dois atletas formando a dupla titular de defesa, o Atlético sofreu somente um gol nos últimos seis jogos. O tento foi levado diante do Corinthians, na derrota por 1 a 0, no Itaquerão. Dos oito últimos jogos, os dois atletas não atuaram juntos em apenas duas vezes, contra o Goiás, na quinta-feira e Botafogo.

No Serra Dourada, no meio de semana, Leonardo Silva foi poupado. Atuando ao lado de Edcarlos, Jemerson viu a defesa ser vazada duas vezes, mas o Atlético venceu. Já contra o Botafogo, foi a vez do jovem defensor ficar de fora por suspensão. Mas diferentemente, na época, o alvinegro de Belo Horizonte triunfou por 1 a 0, com gol de Leo Silva.

Com a dupla de defesa atuando junta, o Atlético viu a sua zaga ser soberana, nas vitórias sobre Internacional e Palmeiras, nos dois jogos pelas oitavas de final da Copa do Brasil e nos empates com o Coritiba e Grêmio, ambos por 0 a 0.

“Vai ser briga boa, eles tem ataque forte, mas em contrapartida a gente tem um sistema defensivo eficiente, vamos procurar fazer um sistema defensivo forte, para não tomar gols. Jogando fora de casa vamos tentar fazer um jogo de qualidade para vencer”, afirmou Leonardo Silva.

O zagueiro espera um confronto equilibrado. “Independente da posição que cada um ocupa, clássico é jogo difícil, não tem favorito. Só vai ver quem foi melhor no final do jogo. Clássico é jogo que todo mundo tem de se dedicar, erro zero”, afirmou.