Topo

Fla-Flu da 'bipolaridade': rivais duelam para mudar status no Brasileiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/09/2014 06h02

O clássico entre Flamengo e Fluminense, marcado para as 16h deste domingo, no Maracanã, reúne rivais que se incomodam com um ponto em comum. A incapacidade de garantir um caminho regular no Campeonato Brasileiro trava as duas equipes, que não conseguem atingir objetivos traçados na tabela. O duelo da ‘bipolaridade’ aparece como possibilidade de empurrão ao vencedor, por um status diferente no torneio.

A dupla Fla-Flu demonstra dificuldades para obter regularidade e, com isso, decepciona torcedores em momentos decisivos. O Fluminense aparece na sexta colocação, com 35 pontos, e se complica em toda oportunidade que tem para voltar ao G-4.

O Flamengo, por sua vez, conseguiu afastar antigos problemas para se colocar no meio da tabela e se afastar da zona de rebaixamento. O time de Vanderlei Luxemburgo, por outro lado, não consegue deslanchar para conseguir algo maior na competição. O treinador rubro-negro segue repetindo que “sair da confusão” é a prioridade do clube.

No entanto, a aposta dos dois lados é vencer o clássico do Maracanã para dar um salto capaz de colocar o time em diferente patamar vivido neste momento no Brasileirão.

Vanderlei Luxemburgo aposta que o passado não servirá para determinar o time com vantagem no clássico. "É clássico, motivação, eles estão buscando o espaço deles, nós de sair da confusão. A derrota, eles não trazem para esse jogo. E jogar na Bahia é duro, não é fácil, não. Perderam, mas não quer dizer que vão entrar fragilizados", aposta o treinador.

O técnico tricolor Cristóvão Borges lembra que a sua equipe, contra o Flamengo, tem mais uma chance de atingir o que planeja na competição. "Os adversários estão próximos. Estamos nessa situação há muito tempo. De novo é mais uma oportunidade. Quem consegue uma sequência de vitórias, chega bem lá em cima", aponta o comandante. O Fluminense busca voltar ao G-4 há seis rodadas.

Como retrospecto recente de cada um no Brasileiro, Flamengo e Fluminense não ostentam grandes marcas e expõem a irregularidade. O Rubro-Negro engatou duas derrotas contra Grêmio e Goiás, mas se recuperou na sequência em jogo com o Corinthians. Na última rodada, o time de Luxa empatou com o Palmeiras.

O Tricolor colecionou três empates consecutivos, mas passou por cima do Palmeiras por 3 a 0. Em seguida, acabou superado pelo Vitória fora de casa para confirmar a gangorra.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X FLUMINENSE

Data: 21 de setembro, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Jose Antônio Chaves Franco Filho (RS)

FLAMENGO: Paulo Victor; Leo Moura, Wallace, Chicão e João Paulo; Cáceres, Márcio Araújo, Luiz Antonio e Everton; Eduardo da Silva e Alecsandro.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Henrique, Elivélton e Carlinhos; Diguinho (Valencia), Jean, Cícero, Conca e Wagner; Fred.
Técnico: Cristóvão Borges