Topo

G-4 ou degola? Santos pega Figueirense para sair do meio da tabela

Robinho reclama com companheiros de Santos após jogada errada na Vila Belmiro - Friedemann Vogel/Getty Images
Robinho reclama com companheiros de Santos após jogada errada na Vila Belmiro Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo

21/09/2014 06h00

Santos enfrenta o Figueirense neste domingo, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, com a obrigação de vencer. O técnico Enderson Moreira planeja tirar o time do meio da tabela e definir se vai brigar por uma vaga no G-4 ou para ficar o mais longe possível da zona de rebaixamento.

A equipe santista é a nona colocada, com 30 pontos ganhos. O time está a sete pontos dos quatro primeiro colocados e a oito da zona de degola.
 
“Se ganharmos quatro de cada seis pontos, vamos entrar na briga lá em cima. Eram seis derrotas seguidas fora de casa. Se fossem seis empates, estaríamos brigando lá em cima. Mas é importante pontuar. Mas temos de fazer os pontos em casa e conseguindo isso vamos melhorar”, afirmou Enderson Moreira.
 
Para o duelo contra o Figueirense, o técnico santista pode contará com três reforços – o atacante Thiago Ribeiro, o volante Alison e o lateral esquerdo Eugênio Mena. Somente o retorno do chileno não está confirmado. Em contrapartida, o zagueiro Edu Dracena e o volante Arouca serão poupados
 
Thiago Ribeiro está recuperado de uma lesão lombar que o tirou dos dois últimos jogos do Santos no Brasileirão – contra Coritiba e Grêmio. Com o retorno do atacante, a briga fica mais no quarteto ofensivo. Apesar de ser o artilheiro do time na temporada, com 16 gols, Gabriel Barbosa é o mais cotado para deixar o time. Isso porque o treinador sacou Gabigol no único jogo (contra o Sport) que contou com todos os titulares.
 
“As mudanças têm sido feitas em função da limitação dos atletas. Esperamos poder contar com eles (Thiago Ribeiro, Mena e Alison) no domingo, podem agregar muito ao time. Vamos mudando na base da conversa, porque não temos como mudar pelos treinamentos. Vamos pela base da conversa mesmo”, disse.
 
Para manter Damião e não colocar Gabigol, artilheiro do time na temporada, com 16 gols, no banco de reservas, como fez na derrota para o Sport por 3 a 1, em Recife, Enderson Moreira acena com uma escalação bastante ofensiva. Nesse caso, Souza e Alison, que disputam uma posição no meio-campo, perderam a vaga no time titular.
 
A ideia de Enderson é recuar Lucas Lima, único armador da equipe, para a função de segundo volante. Sendo assim, Souza, na vaga de Arouca, seria o primeiro volante, que protege os zagueiros, e Gabigol, jogaria mais centralizado, atrás do trio de atacantes, que seria formado por Thiago Ribeiro, Leandro Damião e Robinho.
 
 O Figueirense vem de empate no clássico contra o Criciúma e não vence há três rodadas. O time ocupa a 13ª colocação com 26 pontos, a quatro da zona de rebaixamento.
 
O técnico Argel Fucks ganhou o reforço do lateral esquerdo Marquinhos Pedroso, que estava emprestado ao Grêmio e teve seu nome publicado no BID; ele substitui o chileno Roberto Cereceda, que saiu no último jogo com uma fratura na costela
 
Em contrapartida, os volantes Dener e Rivaldo e o lateral Guilherme Lazaroni seguem entregues ao departamento médico. Argel faz mistério na escalação. O treinador não confirmou se iniciará a partida com o volante França ou com o atacante Pablo.
 
FICHA TÉCNICA
SANTOS X FIGUEIRENSE
 
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 21 de setembro de 2014, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO-ESP-2)
Assistentes: Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO-CBF-1) e Leone Carvalho Rocha (GO-CBF-2)
 
SANTOS: Aranha, Cicinho, David Braz, Neto e Zé Carlos; Alison, Souza e Lucas Lima; Robinho, Gabriel e Leandro Damião
Técnico: Enderson Moreira
 
FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Leandro Silva, Thiago Heleno, Marquinhos e Marquinhos Pedroso; Paulo Roberto, Marco Antônio, Giovanni Augusto, Pablo (França), Clayton e Everaldo. 
Técnico: Argel Fucks