Topo

Grêmio testa ataque contra Chapecoense para tentar entrar no G-4

Grêmio tem um dos ataques menos efetivos, mas encara uma das piores zagas - Lucas Uebel/Getty Images
Grêmio tem um dos ataques menos efetivos, mas encara uma das piores zagas Imagem: Lucas Uebel/Getty Images

Do UOL, em Porto Alegre

21/09/2014 06h00

O Grêmio joga neste domingo, às 18h30min, para chegar ao G-4. E o desafio é conseguir fazer o ataque, com um dos rendimentos mais fracos do Campeonato Brasileiro, funcionar na Arena, em partida da 23ª rodada. A boa notícia é que do outro lado estará a Chapecoense, que está entre as cinco piores defesas do campeonato.

A meta do Grêmio depende de uma vitória em Porto Alegre e um tropeço do Corinthians diante do São Paulo, no clássico que será disputado no Itaquerão. Com este cenário, o time de Felipão poderá confirmar seu salto na tabela e aparecer na zona de classificação à Libertadores.

O problema é que o time deixou escapar uma chance idêntica na última rodada. Ao empatar em casa, com o Santos, o Grêmio desperdiçou a oportunidade de superar o Corinthians, que ficou no 1 a 1 com a mesma Chapecoense que joga na Arena agora. Até por isto, o plano do elenco é deixar de lado a torcida contra os paulistas e concentrar forças no jogo.

A grande dificuldade do Grêmio neste Campeonato Brasileiro está no ataque. Até aqui, o time balançou as redes 18 vezes. E metade destes gols são de Barcos, que não tem presença garantida no confronto diante do time catarinense. O argentino foi relacionado, porém segue com dores nas costas e será reavaliado pelos médicos.

“O nosso time evoluiu na competição, estamos bem. Em casa a responsabilidade é mais do time da casa. Tem que atacar, a torcida cobra. Os jogadores se cobram. Porque queremos chegar lá em cima”, comentou o zagueiro Rhodolfo.

O trunfo do Grêmio está justamente relacionado a Rhodolfo. Com ele e Geromel, o Grêmio parou de levar gols. Já são cinco partidas sem que o goleiro Marcelo Grohe seja vazado. A segurança defensiva dá moral, mas não resolve todos os problemas.

“Primeiro não podemos tomar gol e neste sentido estamos muito bem. Mas, sim, falta o equilíbrio. Temos que decidir melhor a jogada, definir o lance que precisa terminar em gol e falta chutar mais a gol”, disse o volante Riveros – que deve ocupar a vaga deixada por Ramiro, suspenso.

A Chapecoense, que segurou o Corinthians em São Paulo, tem exatamente uma defecção que favorece ao Grêmio. A equipe já sofreu 25 gols em 24 partidas e está entre as cinco piores defesas do Brasileirão. E é aí que o tricolor poderá percorrer metade do caminho necessário para chegar ao seu objetivo.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CHAPECOENSE

Data e horário: 21/09/2014 (domingo), às 18h30min (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Riveros, Felipe Bastos, Matheus Biteco, Luan e Dudu; Barcos (Lucas Coelho).
Técnico: Luiz Felipe Scolari

CHAPECOENSE: Danilo, Fabiano, Jaílton, Rafael Lima,  Rodrigo Biro, Bruno Silva, Diones, Ricardo Conceição, Camilo, Fabinho Alves, Leandro
Técnico: Jorginho