Topo

Sport vence em Recife e joga Coritiba de volta para a zona do rebaixamento

Do UOL, em São Paulo

21/09/2014 17h55

O Sport insistiu, insistiu e acabou vencendo o Coritiba por 1 a 0 neste domingo, na Ilha do Retiro, pelo Brasileirão. A equipe pernambucana pressionou a atacou a paranaense, mas precisou e uma jogada individual de Diego Souza para tirar o zero do placar - o gol só veio aos 30 minutos da segunda etapa.

A derrota complica a situação do Coritiba: depois de uma boa vitória sobre o São Paulo na última rodada, o time comandado por Marquinhos Santos estacionou nos 23 pontos, e voltou a ocupar uma posição na zona do rebaixamento.

O Sport continua sua boa campanha no Campeonato Brasileiro. Agora, vai a 35 pontos, e tem chances de aproximar do G4 até o fim da competição. 

Fases do jogo: Como de costume quando atua em casa, o Sport foi quem procurou manter a bola e construir jogadas de ataque. Foram os visitantes, porém, que criaram a primeira chance clara de gol.

Logo aos seis minutos, Robinho acertou uma boa enfiada de bola para Élber. O goleiro Magrão saiu bem do gol e fez uma grande defesa, evitando o gol e salvando os pernambucanos.

O Sport poderia ter balançado as redes na primeira etapa: Ibson recebeu dentro da área, absolutamente sozinho, cara a cara com o Vanderlei, mas o goleiro, de forma inacreditável, fez a defesa.

Se não saiu no primeiro tempo, o gol quase saiu já no comecinho do segundo, quando Neto Baiano subiu mais do que o goleiro dentro da área mas cabeceou para fora.

A resposta veio com Joel: em velocidade, o camaronês invadiu a área, mas teve que bater de pé direito - o chute saiu fraco, e não acertou o alvo. O lance do jogo saiu dos pés de Diego Souza, aos 30 minutos do segundo tempo. O meia deu uma linda enfiada de bola, quase do meio de campo, deixando Felipe Azevedo na cara do gol - o atacante só empurrou para as redes e abriu o placar para os donos da casa.

No final do jogo, o Sport ainda quase fez o segundo gol: Ananias acertou o travessão e, no rebote, Vanderlei fez uma grande defesa na cabeçada de Diego Souza. A torcida lamentou, mas comemorou o 1 a 0 quando o apito final soou.

Os melhores:  Diego Souza (Sport). Comandou o ataque do Sport, participando do jogo, arriscando dribles e jogadas. Deu um lançamento maravilhoso para Felipe Azevedo marcar o gol.

O pior: Ibson (Sport). O meia desperdiçou uma chance inacreditável no primeiro tempo. Sozinho, na marca do pênalti, frente a frente com o gol, bateu fraco, rasteiro e viu Vanderlei fazer a defesa. O técnico Eduardo Baptista não pareceu ter gostado nem um pouco, e sacou o meio campista no intervalo do jogo. 

Toque dos técnicos: Eduardo Baptista armou sua equipe com três meias e apenas Neto Baiano na frente. Com isso, conseguiu seu objetivo de manter a posse de bola e pressionar o Coritiba no campo de ataque. Na segunda etapa, decidiu arriscar mais com a entrada de Felipe Azevedo - foi ele o autor do gol. Marquinhos Santos preferiu explorar os contra-ataques, apostando na velocidade de Élber e de Joel. Conseguiu chegar bastante à area, mas faltou um pouco de qualidade nas finalizações.

Para lembrar:

Disciplinados: o primeiro tempo inteiro da partida não teve nenhum lance mais ríspido, e Vuadem não precisou mostrar nenhum cartão amarelo para manter o jogo sob controle.

Desembestado: o zagueirão Luccas Claro chamou a atenção com algumas arrancadas. Em uma delas, mesmo desajeitado, cruzou o campo como uma locomotiva, conseguiu invadir a área e forçar Magrão a fazer boa defesa.

Pontaria ruim: o jogo teve várias chances claríssimas desperdiçadas. Foram duas para o Coritiba, e três para o Sport. Os goleiros estiveram bem e contribuíram, mas faltou pontaria aos atacantes.

FICHA TÉCNICA:
SPORT X CORITIBA

LocalEstádio Adelmar da Costa Carvalho (Ilha do Retiro), em Recife - (PE)
Data/hora: 21/09/2014 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden - (RS)
Auxiliares: José Javel Silveira - (RS) e José Eduardo Calza - (RS)
Cartões Amarelos: Neto Baiano (Sport) Norberto, Robinho (Coritiba) 
Gols: Felipe Azevedo, 30'/2ºT (1-0)

SPORT: Magrão; Patric, Oswaldo (Henrique Mattos), Durval e Renê; Wendel, Rithely, Ibson (Ananias), Danilo (Felipe Azevedo) e Diego Souza; Neto Baiano.
Técnico: Eduardo Baptista.

CORITIBA: Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Helder, Rosinei, Robinho (Keirrison), Elber (Anderson Aquino), Dudu; Joel.
Técnico: Marquinhos Santos.