Topo

Vitória vira sobre Bahia com direito a golaço e deixa a lanterna

Do UOL, em São Paulo

21/09/2014 17h55Atualizada em 21/09/2014 23h02

O Vitória vivia uma situação de desespero na lanterna do Campeonato Brasileiro. Mas um golaço de fora da área de Luiz Gustavo mudou o destino da equipe. O time venceu o rival Bahia, de virada, por 2 a 1 e deixou a lanterna do Campeonato Brasileiro.

O Vitória tinha 21 pontos e ocupava a última colocação na tabela do torneio. Agora, foi a 24 e deixou a zona do rebaixamento e figura na 14ª colocação. O Palmeiras agora foi para a lanterna.

Fases do jogo: O jogo começou movimentado em Salvador. As duas equipes iniciaram com ritmo forte e cometendo muitas faltas no início do jogo, mas o Bahia se deu melhor. A equipe abriu o placar logo aos 5 minutos de jogo. Kieza aproveitou cruzamento e, de cabeça, abriu o placar.

Mal deu tempo de comemorar o triunfo. Quatro minutos depois, Kadu aproveitou cobrança de Richarlyson e empatou a partida. O jogo ficou equilibrado e muito aberto com os dois times se expondo. O Vitória priorizou o toque de bola, enquanto o Bahia se defendia bem e apostava nos contra-ataques.

O ritmo de jogo não caiu no segundo tempo. Os rivais exploravam muito os lados do campo para ir ao ataque. Por isso, Nino e Pará se tornaram boas armas ofensivas. Mas aos poucos o Vitória conseguiu impor seu estilo de jogo com troca de passes e o bom toque de bola, dominando as ações no meio de campo. Já o Bahia passou a explorar os lançamentos de longa distância, já que não conseguia ter um entrosamento entre a defesa e o ataque.

Não foi à toa que o Vitória chegou ao gol aos 8 minutos do segundo tempo. Luiz Gustavo arriscou uma bomba de fora da área e marcou um golaço na Fonte Nova.

Com a derrota parcial, o Bahia adiantou a marcação e adotou uma postura mais agressiva para tentar o empate.  O Vitória se defendia bem, mas continuava explorando a velocidade e controlando o jogo no toque de bola. O time ainda teve boas chances para ampliar - Juan ainda acertou uma bola na trave, enquanto o Bahia partia desesperado para o ataque, porém, sem sucesso.

O melhor: Richarlyson. O volante participou do primeiro gol, foi bem na marcação e mostrou garra para ajudar o time a conseguir a virada.

O pior: Maxi Biancucchi. O atacante entrou no intervalo, mas pouco fez em campo. Não conseguiu dar um novo panorama ao jogo e apareceu pouco para fazer o que se espera dele: gols.

Toque dos técnicos: Gilson Kleina não soube explorar bem os volantes do Bahia e acabou perdendo o domínio da partida no meio de campo. Demorou para colocar Emanuel Biancucchi e mudar o time. Ney Franco surpreendeu na escalação ao colocar o atacante Vinicius na vaga de Willie e explorou bem o toque de bola durante a partida.

Para lembrar

Fim do jejum: O triunfo não deu tranquilidade para o Vitória apenas no Brasileirão. Após longa espera, o time encerrou um jejum de oito jogos sem vencer o rival. 

FICHA TÉCNICA

VITÓRIA X BAHIA

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Data/hora: 21/09/2014 - 16h (de Brasília)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)

Auxiliares: Fábio Pereira (Fifa-TO) e Clériston Barretos Rios (Fifa-SE) 
Cartões amarelo: Kieza, Uelliton, Maxi Biancucchi e Branquinho (Bahia); Kadu, Luiz Gustavo e Marcinho (Vitória)
Gols: Kieza e Uelliton (Bahia); Kadu e Luiz Gustavo (Vitória)

VITÓRIA: Júnior Fernández; Nino Paraíba, Roger Carvalho, Kadu e Juan; Luiz Gustavo, Cáceres, Richarlyson (Mansur) e Marcinho; Vínicius (William Henrique) Dinei (Beltrán). Técnico: Ney Franco

BAHIA: Marcelo Lomba; Railan, Demerson, Lucas Fonseca e Pará; Uelliton, Rafael Miranda e Léo Gago (Maxi  Biancucchi), Marcos Aurélio (Branquinho); Rafinha (Emannuel Biancucchi) e Kieza.  Técnico: Gilson Kleina