Topo

Felipão compara Dudu a Euller e tenta lapidar 'filho do vento' do Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

22/09/2014 11h25

Luiz Felipe Scolari tem se mostrado afeito às comparações desde que voltou ao Grêmio. Depois de citar Arce, o treinador comparou Dudu ao ex-atacante Euller. Nas palavras do comandante, o atual camisa 7 do time gaúcho lembra seu antigo jogador em duas características: a velocidade e os raros gols na carreira.

Dudu, herói do Grêmio diante da Chapecoense, que não se preocupe. De acordo com Felipão, as dicas que ajudaram Euller a marcar mais gols no Palmeiras em 1999 podem ajudar o meia-atacante que divide o setor ofensivo com Luan e Barcos.

"Eu tive um jogador muito parecido com o Dudu. Um grande amigo meu hoje. O Euller. Quando chegou ao Palmeiras, ele fazia três ou quatro gols por ano e depois foi criando essa vontade de marcar, de fazer gol. Ele se transformou em um dos grandes goleadores por onde passou depois daquilo. Aos poucos o Dudu vai conseguir isso", apostou Scolari.

Apelidado de ‘filho do vento’, Euller conquistou pelo Palmeiras a Libertadores de 99 e o torneio Rio-São Paulo de 2000, ambos sob o comando de Felipão. Em 115 jogos pelo time paulista, marcou 40 gols e em 2012 chegou a fazer estágio com o ex-chefe, iniciando a formação para virar treinador.

Já Dudu ainda tem um longo caminho para repetir os passos de Euller. No Grêmio desde janeiro, ele marcou apenas o sexto gol desde que chegou a Porto Alegre. E antes de garantir o triunfo em cima da Chapecoense, tinha balançado a rede pela última vez cinco meses atrás – diante do San Lorenzo, pela Libertadores.

“Ele é dedicado, tem muita velocidade. Dribla facilmente. Um pouco mais de dedicação ou qualidade no chute, acho que ele vai me dar a mesma alegria que o Euller me deu quando trabalhamos juntos”, comentou Felipão.

A comparação já foi feita entre os dois. Nas palestras antes dos jogos, Scolari fez um pedido para Dudu: arriscar mais a gol. O meia-atacante garante que vem tentando obedecer ao chefe e aprova a comparação com Euller.

"Sim, ele vem sempre falando nos treinamentos e nas palestras para eu ficar tranquilo. Disse para eu chutar mais que os gols iam sair. O Euller foi um grande jogador, consegui ver ele jogar pelo Atlético-MG. Fico feliz pela comparação", afirmou Dudu.