Topo

Grêmio completa 10 horas sem sofrer gols e quebra recorde de 40 anos

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

22/09/2014 06h00

O Grêmio dirigido por Felipão está na cola do G-4 do Brasileirão e na história do clube. Ao vencer a Chapecoense por 1 a 0, em jogo da 23ª rodada, a defesa liderada pelo goleiro Marcelo Grohe chegou aos 628 minutos sem sofreu gol. As mais de 10 horas significam um novo recorde dentro do tricolor, que não ficava tanto tempo com a meta intacta desde 1974.

A última grande série de jogos do Grêmio sem levar uma bola na rede ocorreu no Campeonato Brasileiro de 1974, quando o goleiro Picasso completou 601 minutos invicto. Quarenta anos depois, o clube tem uma nova marca. E ela tem influência direta no bom momento vivido.

“Fico muito honrado com esta marca, mas é mérito de todos. Todos estão ajudando”, disse Marcelo Grohe, que buscou a bola no fundo da rede pela última vez em 24 de agosto – quando Guerrero descontou para o Corinthians na Arena, jogo que terminou 2 a 1.

A marca também tem relação com a dupla de zaga Pedro Geromel e Rhodolfo. A improvisação de Zé Roberto na lateral esquerda e até o uso de mais volantes, reforçando o auxílio defensivo. Pelo menos são estes os pontos revelados pelo Grêmio, que ao mesmo tempo comemora e tenta manter os pés no chão.

“Não dá para falar o segredo! (risos) Mas não, o time vem sendo bem consistente, com colaboração do Zé e do Pará. Dos três volantes e até do Barcos, quando vem ajudar a gente. Todos estão se doando bastante”, comentou Rhodolfo.

Sem perder há sete jogos, o Grêmio se escora justamente em sua defesa para sonhar cada vez mais com uma vaga na Libertadores. O aproveitamento nas últimas rodadas é um dos avalistas para apostar neste cenário. Nos últimos sete jogos, o time conquistou 17 pontos em 21 jogados.

“A gente tem que continuar, temos que ficar ali no bolo e seguir buscando uma vaga”, afirmou Scolari.

Com o novo recorde, o Grêmio retomou também a condição de dono da melhor defesa do Brasileirão. A equipe sofreu apenas 14 gols em 23 partidas – passando intacto em 13 rodadas. Ou seja, terminou 53% de seus jogos sem buscar a bola no fundo do gol.