Topo

Torcedor baleado antes de clássico segue internado; PM culpa organizadas

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

22/09/2014 18h00

Três dos quatro atleticanos baleados antes do clássico contra o Cruzeiro, no domingo passado, na região central da capita mineira, receberam alta do Hospital João XXIII. Apenas um torcedor, maior de idade, mas cujo nome não foi informado pela assessoria de imprensa da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), segue internado, mas não corre risco de morrer.

De acordo com a comandante do policiamento de Belo Horizonte, coronel Claudia Romualdo, os outros três torcedores, um maior de idade e dois menores, foram liberados ainda na noite de domingo do hospital de pronto-socorro.

“O caso mais grave que tivemos no clássico foram os quatro torcedores atleticanos baleados enquanto esperavam o ônibus para seguir para o Mineirão antes do clássico e foram cercados por uma moto e um carro que dispararam contra este grupo”, disse Claudia Romualdo, ao UOL Esporte.

Duas pessoas em uma moto Titan preta atiraram contra torcedores atleticanos que estavam em ponto de ônibus na Avenida do Contorno, com Rua Espírito Santo, acertando quatro deles.  O episódio ocorreu próximo ao quartel do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas.

O clássico mineiro no domingo foi marcado por muitas ocorrências policiais dentro e de fora do Mineirão. De acordo com Claudia Romualdo, os problemas aconteceram em confrontos entre torcidas organizadas dos dois rivais.

“O grande problema que a Polícia Militar encontrou, e que já era esperado, foi em relação às duas torcidas organizadas, que se confrontaram em diversos momentos e locais diferentes da cidade”, explicou.

“Infelizmente, mais uma vez em um clássico, o desentendimento surgiu das torcidas organizadas, como já havia acontecido outras vezes. A Polícia Militar teve trabalho, sim, para conter os problemas e o mais grave que aconteceu foi na região central, onde quatro atleticanos foram baleados enquanto esperavam ônibus para seguir para o Mineirão, mas foram rapidamente socorridos”, acrescentou a comandante da Polícia Militar. 

Do lado de dentro do Mineirão, houve confronto entre torcedores dos dois clubes que atiraram bombas, de acordo com a Polícia Militar. Além disso, várias cadeiras foram quebradas nas arquibancadas. O balanço das ações no clássico ainda não foi divulgado pela PM, mas pelo menos onze pessoas foram detidas do lado no estádio.