Topo

Levir cria 'antídoto' contra desgaste e troca treinos por vídeos

Do UOL, em Belo Horizonte

23/09/2014 14h33

Com jogos duas vezes por semana e preocupado em  amenizar o desgaste dos atletas e evitar novas lesões, o técnico do Atlético-MG, Levir Culpi, tem trocado atividades no campo por trabalhos táticos em vídeo.

A última vez que o treinador atleticano contou com uma semana sem jogos foi ainda na 14ª rodada do Brasileirão, no dia 10 de agosto, quando venceu o Palmeiras, por 2 a 1. Sete dias depois, pegou o Figueirense fora de casa e empatou por 2 a 2.

Depois disso, foram dez jogos seguidos em pouco mais de 30 dias. Com pouco tempo entre os confrontos, a comissão técnica, preocupada com o grande número de lesionados – chegou a ter 11 atletas machucados – tem evitado treinos em campo e optado por atividades físicas na academia. Com isso, Levir Culpi não tem tido tempo para trabalhar o time tecnicamente e taticamente.

Os resultados, apesar da sequência desgastante de jogos, pouco tempo de treino e muitas lesões, tem sido bastante favorável ao Atlético. O time venceu seis vezes, empatou duas e foi derrotado outras duas vezes neste período grande de partidas seguidas.

Sem tempo de treino, o técnico vem utilizando vídeos da equipe alvinegra e de seus adversários para conseguir preparar o time para os jogos. O artifício foi determinante no clássico de domingo passado, contra o rival Cruzeiro, quando o treinador adotou um esquema tático diferente, mesmo sem conseguir trabalhar com o time em campo.

“Treinamos no vídeo. Impossível treinar no campo. Treinamento de tática, técnica não existe neste momento. Os jogadores correm dez quilômetros por jogo, duas vezes por semana. Estamos fazendo apenas trabalhos de recuperação para equilibrar os que jogam”, explicou Levir Culpi.