Topo

Queda de rendimento defensivo vira preocupação no Cruzeiro

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

23/09/2014 15h22

Depois de uma sequência de 12 partidas de invencibilidade, o Cruzeiro sofreu duas derrotas nos últimos três jogos, para São Paulo, por 2 a 0, e Atlético-MG, por 3 a 2. O momento de maior instabilidade ocorreu justamente com a queda de rendimento do sistema defensivo.

O excesso de gols sofridos recentemente já passa a preocupar a equipe. Dos 24 gols que o Cruzeiro levou até agora no Brasileirão, 11, quase a metade, ocorreram nos últimos seis jogos. A série negativa da defesa iniciou na vitória sobre a Chapecoense, por 4 a 2. Desde então só não levou gol na vitória sobre o Atlético-PR, por 2 a 0.

Dono do melhor ataque da competição com 47 gols, o time celeste tem a oitava defesa menos vazada do Brasileirão, ao lado de Atlético-MG e Fluminense, que também sofreram 24 gols em 23 rodadas.

O zagueiro Dedé, que havia ajudado a melhorar o desempenho da defesa, reconhece que o sistema defensivo do time celeste deixou a desejar nos últimos compromissos.

“Acho que temos que tirar lição dessas falhas no clássico para que não aconteça nos próximos jogos. Em questão de qualidade nosso time está indo bem, tecnicamente, ofensivamente, mas nos últimos jogos tomamos muito gols e acho que o grupo tem que dar uma analisada nessas falhas. A gente conversa muito e temos que estar atentos a isso”, afirmou.

O camisa 26 não crê que a culpa seja unicamente dos jogadores de defesa. “No futebol é difícil, nem sempre o melhor ganha. Gols assim a gente tem que analisar, não só o setor defensivo. Focam muito na defesa, mas um time que faz muitos gols, está muito exposto, ultimamente estamos tomando gols bobos por falhas e detalhes de jogo”, observou.

O lateral-direito Mayke também ressaltou a importância de ter melhorar a marcação contra o Coritiba, quarta-feira, às 19h30, no Couto Pereira. “O Marcelo sempre me dá muita liberdade, tanto em casa quanto fora. Mas fora de casa devemos ter uma marcação melhor, o Coritiba deverá vir para cima e vou procurar fazer o melhor para atacar e defender bem”, disse.