Topo

Suspeito de atirar em torcedores atleticanos antes do clássico é preso

Bernardo Lacerda e Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte *

23/09/2014 14h01

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta terça-feira, um suspeito de atirar nos quatro atleticanos na região central da capital mineira. Os atleticanos seguiam para o Mineirão para acompanhar o clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, no domingo passado, pelo Campeonato Brasileiro.

Segundo o delegado Marcello de Andrade Paladino, responsável pela prisão, o suspeito, que teve revelado apenas o primeiro nome, Thiago, nega a participação nos tiros contra os atleticanos. “Ele não admite ter participado de alguma forma da ação”, observou o delegado.

“A investigação ainda não terminou, temos uma série de indícios, temos imagens que houve algum tipo de disparo proveniente do veículo que conduzia, temos testemunhas, diversas provas que foram tiradas das redes sociais também e a gente tem a própria conduta dele que na segunda-feira não foi ao trabalho e escondeu o veículo na casa de um amigo. Todos esses indícios apontam a ele a princípio”, informou o delegado ao UOL Esporte

O suspeito foi encontrado em casa, no Bairro Guarani, na Região Norte de Belo Horizonte, depois que imagens de câmeras de segurança identificaram o carro, um Gol vermelho, usado para escoltar uma moto, de onde saíram os disparos em direção ao grupo de torcedores.

Segundo o delegado Marcello de Andrade Paladino, Thiago é integrante da Máfia Azul, maior torcida organizada do Cruzeiro. “Ele realmente é integrante, a gente já comprovou através do mandato de busca e apreensão, tinha várias camisas da Máfia Azul. Ele também confessa que faz parte da organização”, afirmou o policial.

Marcello Paladino revela que outros três “indivíduos” estavam no veículo do suspeito detido e acredita que seja questão de tempo conseguir localizá-los. “Ainda estava ainda no veículo dele mais três indivíduos, temos o prenome, as imagens, uma questão de um pouco mais de tempo para a gente conseguir intimá-los”, afirmou.

Os torcedores atleticanos estavam em ponto de ônibus na Avenida do Contorno, com Rua Espírito Santo, quando foram feridos pelos tiros.  O episódio ocorreu próximo ao quartel do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas. O delegado confirma que duas motos estavam no cenário do crime, mas considera que os disparos foram efetuados de dentro do carro.

Três dos torcedores receberam alta do Hospital de Pronto-Socorro João XXIII ainda na noite de domingo. O quarto atleticano ferido ainda segue internado, mas não corre risco de morte.

O clássico mineiro foi marcado por muitas ocorrências policiais dentro e de fora do Mineirão. De acordo com a comandante da Polícia Militar de Minas Gerais, a coronel Claudia Romualdo, os problemas aconteceram em confrontos entre torcidas organizadas dos dois rivais.

Atualizada às 17h24