Topo

Atleticanos programam manifestação de apoio a Aranha, que pode ficar fora

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

24/09/2014 17h14

Presença ainda incerta no jogo contra o Atlético-MG, nesta quinta-feira, às 20h30, o goleiro Aranha ganhará manifestação de apoio de pelo menos uma parte da torcida atleticana, caso entre em campo no Independência. Torcedores do alvinegro mineiro estão combinando por meio das redes sociais um aplaudo de pé ao número 1 santista como forma de apoio pelo episódio em que foi vítima de injúria racista, diante do Grêmio, pela Copa do Brasil.

A ideia surgiu de um dos grupo que faz parte da torcida atleticana e que luta contra o preconceito no futebol, a Galo Queer, que é um movimento anti-homofobia e anti-sexismo no esporte.  O lema do grupo é “Galo é amor, não é intolerância”. Aranha já defendeu o Atlético-MG.

A Galo Queer ganhou espaço no ano passado, quando surgiu por meio de uma página no Facebook. O movimento foi fundado por uma cientista social belo-horizontina, que se identificou apenas como Natália, que tenta acabar com o preconceito de torcedores no futebol.

“Não podemos nos calar diante de qualquer forma de discriminação, e é por isso que lançamos esta campanha: Se você torce pro Galo e vai ao Independência amanhã, dia 25/09, no jogo contra o Santos, mostre sua solidariedade à luta contra o racismo aplaudindo o goleiro Aranha de pé e espalhando a palavra. Aranha, estamos com você!Uma campanha das parceiras Galo Queer e Galo Marx”, diz a descrição da campanha no Facebook.

Aranha foi vítima de racismo na partida contra o Grêmio, no final de agosto, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Torcedores foram flagrados chamando o goleiro de “macaco”. O time gaúcho foi punido posteriormente pelo STJD, sendo eliminado da competição nacional. Na última quinta-feira, em jogo pelo Brasileirão, Aranha foi hostilizado com vaias durante todo o tempo em sua volta à Arena Grêmio.

A participação de Aranha na partida de quinta-feira ainda é incerta. O goleiro reclama de dores musculares e será reavaliado momentos antes do jogo contra o Atlético-MG, o mesmo acontecendo com o atacante Robinho, que também é dúvida.