Topo

Grêmio empata com Flu, mantém tabu contra rival e tira Corinthians do G4

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/09/2014 23h53

O Grêmio saiu com um empate por 0 a 0 com o Fluminense do Maracanã na noite desta quarta-feira e tirou o Corinthians do G4 na 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time gaúcho também manteve um tabu de três anos sem perder para o time carioca e segue sem derrotas para equipes do Rio de Janeiro desde 2012. Além disso, os visitantes completaram oito jogos de invencibilidade e sete sem sofrer gols.

O Fluminense, por sua vez, se mantém longe do grupo dos quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, com 37 pontos. O time está na sexta posição de forma provisória, já que ultrapassou o Atlético-MG, que joga com o Santos na quinta-feira. O Grêmio chegou à quarta posição e passou o Corinthians no número de vitórias.

Fases do jogo:

O primeiro tempo começou com o Fluminense encontrando dificuldades para tomar a iniciativa dentro de casa diante de um Grêmio compacto. O time gaúcho marcava bem e saía jogando em velocidade, principalmente com os bons passes de Dudu e a inteligência de Barcos. Num desses lances, a bola sobrou para Fellipe Bastos soltar uma bomba da entrada da área e acertar a trave esquerda de Diego Cavalieri aos 18min.

O Fluminense chegou a melhorar na partida ainda no primeiro tempo, mas era previsível demais e conseguia apenas algumas jogadas pelas pontas, sem eficácia. O Grêmio, por sua vez, era arisco em contragolpes e teve outra boa chance de marcar em saída de bola errada de Carlinhos aos 32min, mas Barcos não aproveitou.

O segundo tempo começou com mais um susto para o Fluminense, com uma bola no travessão de Barcos de cabeça aos 4min. O Tricolor, no entanto, conseguiu reagir e passou a ser perigoso principalmente com jogadas rápidas, como o lance que resultou na bela defesa de Marcelo Grohe aos 14min em finalização de Fred. Pouco depois, Kenedy forçou outra boa defesa do goleiro gaúcho.

O Fluminense cresceu de produção na segunda metade da etapa final e deixou a partida tensa no Maracanã. O Tricolor tentava abrir o placar na base da vontade, enquanto o Grêmio tentava explorar os contra-ataques nos espaços deixados pelo rival. Os esforços de ambos os times, no entanto, não resultaram em gol até o apito final do árbitro Heber Roberto Lopes.

Melhor: Dudu - o meia de 22 anos foi o grande motor do Grêmio na partida, servindo como garçom para Barcos, outro destaque da equipe no jogo. O apoiador ditou o ritmo do meio-campo com lances de velocidade e bons passes.

Pior: Carlinhos - apático, foi facilmente anulado no setor ofensivo e ainda deixou buracos na defesa em lances de distração. Em um deles, quase causou um gol do Grêmio no primeiro tempo ao sair jogando muito mal para a zaga, mas Barcos não conseguiu aproveitar a oportunidade. Foi substituído ao final do primeiro tempo.

Chave do jogo: A compactação do Grêmio. Principalmente no primeiro tempo, o time gaúcho dificultou muito as ações do Fluminense por atuar extramente compacto e forçar os erros de passes do rival.

Para lembrar:

Reencontro - Apontados como 'vilões' do fracasso brasileiro na última Copa do Mundo, Felipão e Fred estiveram em lados opostos na partida desta quarta-feira. Esta foi o primeiro reencontro entre os dois após o Mundial.

Carrasco de cariocas - O Grêmio chegou ao Maracanã para o jogo desta quarta com uma marca invejável em seu retrospecto recente: não perdia para times cariocas desde 2012. Além disso, havia vencido todos os três confrontos com equipes do Rio pelo Campeonato Brasileiro neste ano.

Casa vazia - Ao contrário do que o Fluminense se acostumou a registrar nesta edição do Campeonato Brasileiro, o público desta quarta-feira no Maracanã foi bastante fraco. Poucos tricolores compareceram, o que fez com que até mesmo a torcida do Grêmio tivesse número próximo de presentes, algo surpreendente pela distância entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul.

FLUMINENSE 0 X 0 GRÊMIO

Data: 24 de setembro, domingo
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)

Fluminense
Diego Cavalieri, Bruno, Elivélton, Marlon e Carlinhos (Chiquinho); Rafinha (Gustavo Scarpa), Jean, Cícero, Wagner e Rafael Sóbis (Kenedy); Fred.
Treinador: Cristóvão Borges

Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Bressan e Zé Roberto; Fellipe Bastos, Ramiro e Walace (Riveros); Dudu (Lucas Coelho), Luan (Fernandinho) e Barcos.
Treinador: Felipão