Topo

Líder Cruzeiro mira reação ante 'indigesto' Coritiba após revés em clássico

Do UOL, em Belo Horizonte

24/09/2014 06h00

O duelo entre Coritiba e Cruzeiro, nesta quarta-feira, às 19h30, no Couto Pereira, pode ser encarado como a chance de recuperação no Brasileirão. O time mineiro perdeu a invencibilidade como mandante ao ser derrotado no clássico com o rival Atlético-MG. A equipe paranaense perdeu para o Sport, por 1 a 0, e voltou a figurar na zona de rebaixamento.

A situação do Cruzeiro ainda é bem mais tranquila e confortável na tabela. Em seu objetivo de buscar o título, a derrota para o arquirrival, por 3 a 2, no Mineirão, não mudou sua situação na tabela. O time mineiro segue tranquilo na liderança e com os mesmos sete pontos do segundo colocação, São Paulo, que foi derrotado pelo Corinthians.

Por outro lado, os celestes querem voltar a vencer rapidamente para evitar a aproximação dos rivais. “O sentimento é de seguir o caminho forte, procurando jogar bem, procurando envolver o adversário e pontuar. Nós temos ainda uma margem bacana de pontuação e vamos tentar recuperar nesse jogo”, afirmou o técnico Marcelo Oliveira.

O Cruzeiro terá uma missão que não será das mais simples. Embora tenha figurado na parte de baixo da tabela nos últimos anos, o Coritiba tem dado trabalho ao time mineiro quando joga em seus domínios.

O time paranaense venceu os últimos três jogos disputados no Couto Pereira, inclusive em 2013, em situação parecida com a atual. Com gols de Carlinhos e Keirrison para os paranaenses e Dagoberto para os mineiros, o Coritiba venceu o líder e abriu quatro pontos de vantagem para a zona de rebaixamento.

A equipe alviverde também venceu em 2011, por 2 a 1, e em 2012, por 4 a 0, quando Marcelo Oliveira ainda era técnico do Coritiba. Ciente da força do rival jogando ao lado de sua torcida, o técnico espera que o time consiga quebrar um tabu de cinco anos sem vencer jogando no Couto Pereira, pois o último triunfo foi no Brasileiro de 2009.

Marcelo deverá promover algumas mudanças em relação ao jogo contra o Atlético-MG. Uma alteração já é certa, com a saída de Alisson, que sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda. O substituto ainda é um mistério. Dagoberto, Willian e Marquinhos disputam uma posição.

O técnico ainda poderá fazer mais trocas em função do desgaste físico de alguns jogadores, como Lucas e Marcelo Moreno, que foram poupados do último treino. “As dúvidas ficam por conta da parte física, a recuperação dos jogadores, a gente quase não treina, não dá tempo. Estamos esperando essa questão e temos que ver o substituto do Alisson”, comentou.

O Coritiba também tem dúvidas na escalação. Marquinhos dos Santos não deu pistas sobre o time que entrará em campo nesta quarta-feira. O técnico terá os desfalques de Robinho, suspenso, e Elber, que não pode enfrentar o ex-clube por questão contratual.

Por outro lado, ele terá os retornos de Geraldo, Martinuccio, Zé Eduardo e Alex. Os dois primeiros estão recuperados de lesões e devem ficar no banco. Já os dois últimos cumpriram suspensão automática e retornam ao time.

Será inclusive mais um reencontro de Alex com Cruzeiro, onde se tornou ídolo com a conquista da Tríplice Coroa, em 2003. “Não escondo de ninguém que é diferente quando penso na partida, afinal fiz uma história importante pelo Cruzeiro, é natural que mexa um pouco comigo”, disse o meia, em entrevista veiculada pelo site do clube paranaense.

Apesar do respeito ao antigo clube, Alex promete comemorar os gols e deseja repetir o desempenho do primeiro turno, quando marcou um gol na derrota por 3 a 2 para os mineiros. “Comemorei os gols de maneira natural, quanto a isso não muda. Defendo as cores do Coritiba e vivo o jogo. Vamos buscar a vitória, mas se o Cruzeiro for melhor que nós eles poderão nos vencer”, afirmou.

No jogo dos reencontros, Everton Ribeiro e Willian Farias também poderão rever o Coritiba. Assim como Martinuccio, se entrar durante a partida, poderá enfrentar o Cruzeiro pela primeira vez desde a sua saída da Toca da Raposa no meio da temporada.

CORITIBA X CRUZEIRO
 
Data: 24/09/2014 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Vinícius Furlan (SP)
Auxiliares: Rogerio Pablo Zanardo (SP) e Vicente Romano Neto (SP)
 
Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egidio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Dagoberto (Willian ou Marquinhos) e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira
 
Coritiba
Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Helder, Rosinei, Dudu (Gil) e Alex; Joel e Zé Love.
Técnico: Marquinhos Santos