Topo

Após crise, jogos de Cruzeiro, SP e Corinthians têm polêmica com arbitragem

Do UOL, em São Paulo

25/09/2014 00h01

A comissão de arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) levou um xeque-mate da Fifa na última quarta-feira e teve de admitir que houve um erro na aplicação do conceito de “bola na mão”. Só que a discussão sobre o critério correto não impediu que pênaltis dados ou ignorados tomassem conta da rodada do Brasileiro. Nesta quarta, pelo menos três jogos sofreram com problemas do tipo, todos envolvendo líderes do campeonato.

Justamente nos jogos de Corinthians e São Paulo, protagonistas da maior polêmica do último fim de semana, o tema veio à tona. Enquanto os alvinegros se safaram de uma marcação de “bola na mão”, os tricolores se beneficiaram de outra, reavivando a discussão.

Até esta quarta, os árbitros do Brasil estavam marcando falta em quase qualquer toque na mão, ignorando a intenção do defensor, o que despertou muita polêmica. No último domingo, por exemplo, são-paulinos reclamaram muito da marcação de Luiz Flávio de Oliveira, árbitro do clássico contra o Corinthians, que viu pênalti em um toque involuntário de Antônio Carlos.

Nesta quarta, em Zurique, o chefe de arbitragem da Fifa disse que a regra não foi alterada, e as infrações só podem ser marcadas quando há intenção. Segundo a CBF, os árbitros estavam marcando falta em qualquer toque na mão por conta de uma interpretação equivocada de uma palestra que receberam.

Saiba quais foram os lances polêmicos desta quarta:

São Paulo x Flamengo

O lance mais polêmico da quarta-feira foi o segundo pênalti marcado para o São Paulo, desperdiçado por Rogério Ceni. Em um lance fora da área, o zagueiro do Flamengo, Samir, acidentalmente tocou a mão na bola. O árbitro André Luiz de Castro, então, errou duas vezes, marcando o pênalti.

Além disso, ele também já havia sido criticado antes disso, ao marcar o primeiro pênalti a favor dos donos da casa. Depois de uma tabela com Alan Kardec, Pato teria sofrido um “trança-pé” da defesa do Flamengo. O replay, porém, não deixou tão claro assim a infração.

Figueirense x Corinthians

No começo do jogo, uma bola foi cruzada na área dos paulistas e o meia Danilo tocou com a mão na bola involuntariamente antes de afastá-la. O árbitro, teoricamente de acordo com a determinação da Fifa, não marcou nada.

Coritiba x Cruzeiro

O Cruzeiro abriu o placar com um pênalti de Germano, do Coritiba, sobre o volante Nilton. Após uma cobrança de escanteio, o defensor agarra o jogador celeste e impede que ele se movimento. O árbitro marcou e Marcelo Moreno converteu.

Até aí tudo bem, o pênalti não despertou tanta polêmica. No segundo tempo, Zé Love, atacante do Coritiba, foi agarrado de forma parecida na área do Cruzeiro, só que dessa vez o árbitro Vinicius Furlan ignorou.