Topo

O invicto Petros está de volta. Sem ele, Corinthians rende como rebaixado

Do UOL, em São Paulo

25/09/2014 06h01

O Corinthians perdeu por 1 a 0 para o Figueirense na noite desta quarta-feira, no estádio Orlando Scarpelli, mas tem o que comemorar para a próxima partida diante do Atlético-PR, domingo, na Arena da Baixada. O meia Petros cumpriu a suspensão imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e está de volta. Com ele, o rendimento da equipe é outro no Campeonato Brasileiro.

Em jogos com a ausência de Petros, o sofrimento é grande. Foram oito jogos no total, sendo duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. O aproveitamento de 33,3% é o mesmo do Botafogo posicionado na zona de rebaixamento com a 17ª colocação.
 
Já com Petros, o time está invicto após 16 jogos no Brasileiro. São oito vitórias e oito empates. Isso resulta em aproveitamento de 66,6%, somente inferior ao do líder Cruzeiro, que tem 72%.
 
“Vamos esperar ele retornar e depois vamos observar como vai ficar o time. Hoje (na derrota para o Figueirense) não foi pela falta dele que não conseguimos o resultado”, disse Mano Menezes em entrevista à rádio CBN Florianópolis
 
A tentativa do treinador em minimizar a importância de Petros é rebatida com os números impressionantes. Além do belo rendimento do time quando joga, ele é o meia com maior quantidade de desarmes na competição, com 73, segundo dados do Footstats.
 
Petros esteve em campo pela última vez na partida contra o Atlético-MG no Itaquerão há duas semanas. Por sinal, foi dele o gol da vitória corintiana por 1 a 0.
 
O meia ficou de fora dos quatro jogos seguintes. Foi um por suspensão automática do terceiro amarelo e os outros três pela pena imposta pelo STJD por conta da pena imposta pela trombada no árbitro Raphael Claus em duelo contra o Santos, dia 10 de agosto, na Vila Belmiro.
 
Petros foi contratado em abril após ter se destacado no Paulistão atuando pelo Penapolense. O jogador, de 25 anos, caiu nas graças de Mano Menezes por sua importância tática e ajuda na marcação e assumiu um lugar entre os titulares.
 
O meia veio por empréstimo até o fim do Paulista de 2015, mas em julho o clube exerceu o direito de compra de 50% dos direitos econômicos do jogador e estendeu o contrato até o fim de 2018.