Topo

Palmeiras bate Vitória, deixa a lanterna, mas segue na zona de rebaixamento

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

25/09/2014 21h27

O Palmeiras bateu o Vitória na noite desta quinta-feira (25) no Estádio do Pacaembu e conseguiu amenizar a crise vivida neste Brasileirão, especialmente por ter deixado a lanterna. Com gols de Lúcio e Henrique, a equipe paulista venceu por 2 a 0, chegou aos 25 pontos e empurrou o rival da noite para a degola. O resultado, no entanto, não tirou o time paulista da zona de rebaixamento porque outros que estão na parte de baixo da tabela, como Botafogo e Bahia, também venceram na rodada.

O triunfo faz o ambiente palmeirense melhorar após a trágica goleada sofrida por 6 a 0 contra o Goiás no último domingo. Serviu também para dar alento ao torcedor, que viu sua equipe jogar melhor, com boas participações de Valdivia, Renato, Cristaldo e Lúcio. Os palmeirenses ainda conseguem um novo ânimo para viajar para Florianópolis e enfrentar o Figueirense neste domingo (28), às 18h30. Já o Vitória está de novo entre os piores e tenta se recuperar ao enfrentar o Atlético-MG no mesmo dia, mas às 16h, em Belo Horizonte.

Fases do jogo: O Palmeiras mostrou certa insegurança no começo, com sua zaga sem pensar duas vezes na hora de afastar a bola de qualquer maneira. O Vitória, com mais confiança, ousava mais, mas também não conseguia afetar a zaga palmeirense. Valdivia dava o ritmo ao meio de campo de sua equipe e ajudava até na marcação. Em uma briga de bola, cavou escanteio que foi batido por Victor Luis e convertido por Lúcio. O gol acalmou a partida para os palmeirenses.

O Vitória teve de sair para o jogo, mas sempre esbarrava na boa marcação de Renato e de Victor Luis. Quando precisava, Nathan e Lúcio também sabiam afastar o perigo. Quando a torcida começava a ficar apreensiva, especialmente com as bolas paradas dos baianos, Valdivia começou boa jogada, que passaria pelos pés de Cristaldo, Bernardo e morreria no fundo das redes após toque de Henrique. Daí em diante, foi só esperar o relógio apontar o fim da partida.

O melhor: Valdivia. O chileno jogou bem, ajudou na marcação, participou dos dois gols e mostrou porque vive relação de amor e ódio com a torcida. Já pensou se ele conseguisse jogar sempre?

O pior: William Henrique. O jogador do Vitória conseguia afundar todas as jogadas que passavam pelo seu pé, não acertava passe e chegou até a tropeçar em algumas disparadas que deu pela esquerda. Ousadia mesmo só no moicano.

O toque dos técnicos: Ney Franco apostou na manutenção da equipe que tem feito um bom 2º turno e até conseguiu tirar o time da zona do rebaixamento por algumas rodadas. Depois, com a bola rolando, ele resolveu forçar a saída de jogo pela esquerda, tirando Ricky e Juan e deixando apenas Willie marcando. Do outro lado, Dorival Jr. manteve o esquema no 4-2-3-1, mas dessa vez com Mazinho como válvula de escape por um dos lados, e Valdivia centralizado. O camisa 10 em campo dá mais consistência ao esquema, diferentemente do que aconteceu no 1º tempo contra o Flamengo, por exemplo.

Para lembrar:
Mudança de faixa
: Valdivia foi o novo capitão do Palmeiras. O chileno ficou com a faixa que foi do Lúcio na goleada por 6 a 0 para o Goiás, no último domingo.

Bronca dupla! Deola tocou uma bola para Victor Luis na fogueira, no meio de campo. O garoto se complicou e quase entregou de bandeja um gol para o Vitória. imediatamente, Lúcio e Valdivia foram para cima de Deola e deram uma dura no goleiro pelo passe na fogueira.

Aplaudido de pé. O argentino Cristaldo mostrou que está entrando no gosto da torcida. Ao ser substituído no segundo tempo por Patrick Vieira, ele foi aplaudido de pé pelos mais de 10 mil que foram ao Pacaembu.

Aplaudido de pé (2). Valdivia deixou o gramado para a entrada de Bruno César foi o segundo a sair aplaudidíssimo do Estádio. A torcida ficou de pé para ele.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 X 0 VITÓRIA

Data: 25 de setembro de 2014, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Público pagante: 14.907 (total de público 16.192)
Renda: R$ 325.605,00
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio - GO (FIFA)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence - GO (ESP-2) e Bruno Raphael Pires - GO (CBF-1)
Cartões amarelos: Juninho e Nathan (PAL); Juan, Luis Aguiar, Mansur e Richarlyson (VIT)
Gols: Lúcio, aos 25 min do 1º T. Henrique, aos 17 min do 2º T

PALMEIRAS: Deola; João Pedro, Nathan, Lúcio e Juninho; Renato e Victor Luis; Mazinho (Bernardo), Valdivia (Bruno César) e Cristaldo (Patrick Viera); Henrique
Técnico: Dorival Jr.

VITÓRIA: Fernández; Nino Paraíba, Roger Carvalho, Kadu e Juan (Willie); Adriano, Cáceres, Richarlyson (Mansur) e Marcinho; William Henrique (Luis Aguiar) e Dinei
Técnico: Ney Franco