Topo

Invictos há 3 jogos, Atlético e Santos jogam para chegar sem pressa ao G4

Bernardo Lacerda e Samir Martinez

Do UOL, em Belo Horizonte e Santos

25/09/2014 06h00

Com séries invictas iguais no Brasileirão, Atlético-MG e Santos se enfrentam nesta quinta-feira, às 20h30, no Estádio Independência, com os objetivos de ampliar os períodos sem derrota e continuar as caminhadas rumo ao G4. De quebra, cada alvinegro pretende atrapalhar os planos do adversário. A equipe atleticana quer manter o embalo da vitória sobre o líder Cruzeiro, por 3 a 2.

Por fazer campanha ligeiramente superior ao time santista, o Atlético-MG está mais perto do objetivo de alcançar o G4. O alvinegro mineiro está melhor colocado na competição, com 37 pontos – quatro a mais do que o seu adversário –, que não poderá alcançá-lo mesmo em caso de vitória do visitante.

O time atleticano tem números melhores do que o Santos: uma vitória a mais (10 a nove), duas derrotas a menos (seis a oito) e um empate a mais (sete a seis). A equipe atleticana marcou 30 gols contra o 27 do santos, mas, para compensar, o clube paulista sofreu quatro gols a menos: 20 a 24.

Os dois times não perdem há três jogos. O Santos vem de duas vitórias, ambas em casa, contra Figueirense e Coritiba. Já o Atlético também venceu duas vezes, Cruzeiro e Goiás, só que ambas como visitante. As duas equipes empataram contra o Grêmio, no caso atleticano no Independência, e contra a equipe santista em Porto Alegre.

O confronto colocará a prova também as campanhas de ambos como mandante e visitante. O Atlético é um dos times que mais aproveita o fator casa. Diante do seu torcedor, o alvinegro mineiro sofreu somente uma derrota, para o Goiás, por 1 a 0, na terceira rodada. São ao todo, seis triunfos e quatro empates.

Já o Santos tem dificuldades para vencer longe da sua torcida. A equipe paulista ganhou somente duas vezes neste cenário, empatou outras três e foi derrotada seis vezes. A última vitória como visitante foi ainda na oitava rodada do Brasileirão, quando bateu o Bahia por 2 a 0.

A vitória no clássico de domingo, contra o líder Cruzeiro serve de motivação para os jogadores e, principalmente, para a torcida. “O Santos vem de bons jogos, a gente também. Creio que na quinta-feira vai ser um bom jogo, com a graça de Deus vamos trabalhar para conseguir a vitória”, disse Douglas Santos, que será titular nesta quinta-feira.

O técnico Levir Culpi teve duas baixas após o clássico com o Cruzeiro. O atacante Luan fraturou duas costelas em dividida com Egídio. O atleta ficará fora dos gramados por pelo menos 20 dias. Jô também não tem condições de jogo mais uma vez. O atleta machucou o joelho direito. Carlos, autor de dois gols contra o time celeste, é a grande esperança atleticana para o duelo.

Na lateral esquerda, o criticado Emerson Conceição se junta a Luan como novos desfalques atleticanos. Ele não se recuperou de dores musculares, foi vetado pelo departamento médico alvinegro e cederá o lugar a Douglas Santos, que será titular pela primeira vez com a camisa atleticana.

No Santos, o técnico Enderson Moreira faz suspense pelo menos em dois setores da equipe. Isso porque o atacante Robinho e o goleiro Aranha não treinaram no gramado com os demais jogadores na última quarta-feira, no CT Rei Pelé, e são dúvidas para o confronto.  

Segundo o treinador, Robinho apresentou indícios de cansaço muscular e, por isso, foi poupado da atividade. Aranha, por sua vez, não treinou com bola nesta semana por causa de dores musculares e passará por exames para saber se tem condições de jogo.

“Conversei com ele (Robinho) mais cedo, é mais uma questão preventiva, acredito que ele jogue. Temos que aguardar, esperar, é uma sequência de jogos difícil, ficamos sempre atentos a indícios de cansaço. O Aranha vamos aguardar um pouquinho, sentiu nos últimos 15 minutos do jogo contra o Figueirense, fez um tratamento nessa semana, ficou longe dos trabalhos com bola. Ele foi fazer um exame para poder ver”, afirmou Enderson Moreira.

Em contrapartida, o treinador contará com o retorno dos experientes Edu Dracena e Arouca. A dupla foi poupada na vitória sobre o Figueirense por 3 a 1 no último domingo, na Vila Belmiro, por causa de desgaste físico, mas treinou normalmente nesta semana e está confirmada para o duelo contra os mineiros.  

Enderson Moreira faz novamente mistério em relação ao trio de ataque. Caso Robinho seja confirmado, Leandro Damião, Gabriel Barbosa e Thiago Ribeiro brigam por duas vagas no ataque. “Tenho na minha cabeça o que posso fazer, temos tempo para o confronto ainda. Um jogador vai ter que esperar, se for o Leandro, Gabriel, um pode ficar fora desse jogo e jogar no seguinte. Não trabalho apenas com 11 titulares, mas com peças que podem cumprir corretamente as suas funções”, explicou.

ATLÉTICO-MG X SANTOS

Data: 25/9/2014 (domingo)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Local: Independência, Belo Horizonte (MG
Árbitro:  Rodrigo Alonso Ferreira (SC)
Auxiliares: Alessandro A Rocha de Matos (BA) e Angelo Rudimar Bechi (SC)

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Emerson Conceição (Douglas Santos); Pierre (Josué), Leandro Donizete, Guilherme e Dátolo; Diego Tardelli e Carlos
Técnico: Levir Culpi

Santos
Aranha, Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Caju; Alison, Arouca, Lucas Lima; Robinho (Thiago Ribeiro), Gabriel Barbosa e Leandro Damião
Técnico: Enderson Moreira