Topo

Sheik perde pênalti, mas Botafogo vence Goiás e deixa zona da degola

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/09/2014 21h21

A torcida do Botafogo respirou aliviada na noite desta quinta-feira (25) depois de cinco jogos sem vitória. O time começou a rodada na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, mas superou a perda de um pênalti cobrado por Emerson Sheik para bater o Goiás por 1 a 0, no Maracanã. O gol marcado por Bolívar colocou o Alvinegro na 15ª colocação, com 26 pontos. Já o Esmeraldino soma 30 pontos e está em 11º lugar.

Na próxima rodada, os cariocas enfrentam o Grêmio, domingo, às 16h, no Maracanã. O Goiás encara o Santos no mesmo dia, às 18h30, no Pacaembu.

Fases do jogo: Os primeiros 45 minutos de jogo foram de estudos e disputas no meio de campo. O Botafogo apostou nas bolas áreas, mas pouco ofereceu perigo. O Goiás esperou para encaixar o contra-ataque e também produziu minimamente. A surpresa envolveu o atacante Jobson, que estava relacionado para o banco de reservas. Entretanto, o Alvinegro recebeu uma recomendação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para não escalá-lo antes do confronto. O departamento jurídico carioca estuda o caso.

A emoção que faltou na primeira etapa apareceu nos 45 minutos finais. Emerson Sheik desperdiçou um pênalti aos 12min. O atacante cobrou e Renan defendeu. Mas o Alvinegro não sentiu o revés e teve força para abrir o placar aos 16min. Wallyson cobrou o escanteio, Zeballos desviou e Bolívar cabeceou para o fundo da rede. Foi o suficiente para os cariocas somarem mais três pontos na tabela e se afastarem um pouco da zona de rebaixamento.

O melhor: Bolívar - O zagueiro mostrou segurança defensiva e subiu ao ataque para marcar o gol do Botafogo no jogo.

O pior: Emerson Sheik - O atacante se movimentou no primeiro tempo, mas caiu de rendimento ao desperdiçar o pênalti no início da segunda etapa.

Chave do jogo: O Botafogo manteve a cabeça no lugar para superar a perda do pênalti e alcançar uma importante vitória no Maracanã.

Para lembrar: O volante Airton só atuou por conta de um efeito suspensivo obtido na tarde desta quinta-feira. Ele recebeu dois jogos de punição por agredir o atacante Alexandre Pato, do São Paulo.

BOTAFOGO 1 X 0 GOIÁS

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Javel Silveira (RS)
Renda: R$ 127.215,00
Público: 5.986 pagantes; 7.056 presentes
Cartões amarelos: Bolívar (Botafogo); Moisés e Léo Veloso (Goiás)
Gol: Bolívar, aos 16min do segundo tempo

BOTAFOGO
Jefferson; Dankler, Bolívar, André Bahia e Julio Cesar (Junior Cesar); Airton, Gabriel, Ramírez e Zeballos (Fabiano); Wallyson (Carlos Alberto) e Emerson
Técnico: Vagner Mancini

GOIÁS
Renan; Moisés (Samuel), Felipe Macedo, Pedro Henrique e Léo Veloso; Amaral, David, Thiago Mendes, Ramon e Esquerdinha (Welinton Junior); Erik (Bruno Mineiro)
Técnico: Ricardo Drubscky