Topo

Palmeiras vence e rivais paulistas tropeçam. Não acontecia desde maio

Do UOL, em São Paulo

26/09/2014 06h00

O palmeirense que sofreu com as gozações dos rivais há alguns dias, depois do 6 a 0 diante do Goiás, poderá dar o troco nesta sexta. Por mais que ainda esteja na zona do rebaixamento, só o torcedor alviverde tem motivos para comemorar a rodada do meio de semana do Campeonato Brasileiro. Foi a primeira vez, desde a 6ª rodada, que São Paulo, Corinthians, Santos tropeçaram ao mesmo tempo em que o clube do Palestra Itália venceu.

Os três pontos do Palmeiras foram importantes para o clube na disputa contra o rebaixamento. Com o 2 a 0 sobre o Vitória, a equipe alviverde saiu da lanterna para a 17ª colocação. Seus rivais, em compensação, marcaram passo.

O Corinthians foi a Santa Catarina e perdeu por 1 a 0 do Figueirense, caindo fora do G-4. O Santos, por sua vez, levou 3 a 2 do Atlético-MG em Belo Horizonte, e agora é o nono colocado. Até o São Paulo, que entrou na rodada como vice-líder, só empatou por 2 a 2 contra o Flamengo, no Morumbi, e perdeu o posto para o Inter.

A felicidade isolada é um consolo para o palmeirense, que na última segunda estava com dores de cabeça após o 6 a 0 sofrido para o Goiás, fora de casa. Mais que isso, ele já vem testando a paciência há algumas rodadas, com a má campanha da equipe alviverde.

A última vez que o Palmeiras venceu sozinho entre os grandes de São Paulo foi na sexta rodada, em maio, quando o interino Alberto Valentim ainda comandava o time. Na ocasião, a equipe alviverde bateu o Figueirense em Araraquara, por 1 a 0, com gol de Henrique. Na mesma rodada, Corinthians e Santos empataram com Atlético-PR e Goiás, respectivamente, enquanto o São Paulo levou 5 a 2 do Fluminense no Maracanã.

Desde então, o Brasileiro tem sido duro para o palmeirense. Na maioria das vezes em que entrou em campo, o time perdeu (são 13 derrotas em 24 jogos). Quando conseguiu os três pontos, em somente duas oportunidades, os rivais também fecharam a rodada felizes.