Topo

Com problemas e um pé na crise, São Paulo e Fluminense se enfrentam

Do UOL, em São Paulo

27/09/2014 06h00

Um é o terceiro colocado; o outro briga para se reaproximar do G4. Os dois tiveram boas sequências no Brasileirão 2014, mas acenderam o sinal amarelo nos últimos jogos. Para manter a perseguição a seus objetivos e evitar o princípio de crise, São Paulo e Fluminense se enfrentam neste sábado, às 21h, no Morumbi.

O São Paulo tem um problema inédito no ano: não contará com Muricy Ramalho. Com arritmia cardíaca, o técnico foi hospitalizado nesta quinta-feira, e só deve retornar às atividades semana que vem. Com isso, a equipe será comandada por Milton Cruz.

Depois de uma bela vitória sobre o líder Cruzeiro  no último dia 14, o clube do Morumbi teve uma queda de produção. Perdeu para o Coritiba e para o rival Corinthians, e empatou com Flamengo. Na má sequência, foi ultrapassado pelo Internacional, que assumiu a vice-liderança.

Os desfalques são poucos: Rafael Toloi, com um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda, e Michel Bastos, suspenso, estão fora. A zaga será composta por Antonio Carlos e Edson Silva, enquanto a lateral esquerda terá a volta de Alvaro Pereira.

Para Alexandre Pato, a ausência de Muricy pode trazer uma motivação extra ao time. A ideia do camisa 11 é homenagear o técnico com uma vitória.

“Foi muito triste o que aconteceu. Vamos em busca de uma vitória para dedicar ao Muricy. Toda vez em que olhamos para o banco sempre está o Muricy em pé, gritando, cobrando, apoiando. Mas o Milton é um ótimo profissional, mesma postura, sempre está com a gente. Vai nos propor um jogo para enfrentar o Fluminense da melhor maneira. O estresse atrapalha ele, vamos buscar um resultado para que fique mais feliz”, afirmou.

O São Paulo, atualmente, tem 43 pontos, e está a nove de distância do Cruzeiro, que ocupa a liderança isolada da competição.

Fluminense

O Fluminense chega para o duelo com o São Paulo em clima pré-crise. O ambiente é de relativa tranquilidade, mas uma derrota pode deixar o Tricolor em situação bastante delicada na tabela em relação ao G4. Além disso, o técnico Cristóvão Borges já foi chamado de burro pela torcida no empate por 0 a 0 com o Grêmio, e veria o quadro piorar ainda mais mesmo com as promessas de permanência até o fim do ano por parte da diretoria. Atualmente, o time é o sétimo lugar com 37 pontos.

A grande preocupação do técnico Cristóvão Borges é com o grande número de empates nas últimas rodadas. O time tem sete empates na competição, cinco deles nas últimas dez rodadas. Coincidentemente, o Fluminense usa como exemplo para voltar a lutar pelo G4 a excelente atuação contra o São Paulo no primeiro turno do Brasileiro, quando venceu por 5 a 2.

“Um dos melhores [jogos do Fluminense. Acho que o melhor foi Fluminense x Cruzeiro, como jogo, no geral. Mas, para o Fluminense, o jogo contra o São Paulo deu mais exemplos para nós porque até aquele momento não tínhamos sido colocados a prova em inferioridade de placar. Conseguimos reagir e ganhar, e com boa diferença de gols. Para alcançarmos objetivos temos que ter poder de reação como naquele jogo”, disse Cristóvão Borges.

“A vantagem deles existe porque esse foi um acerto de algumas rodadas para cá, estão mais frescos, mais motivados. É um time de alto nível. Tem semelhanças, temos até números próximos. Equipe que faz muitos gols, movimentação grande, mas estão em momento melhor que o nosso. Será um jogo acirrado e duro como todos desse campeonato”, avaliou Cristóvão.

O Fluminense vem basicamente com o mesmo time que empatou com o Grêmio por 0 a 0 na quarta-feira, mas com o retorno de Conca que estava suspenso. Henrique, Valencia e Diguinho seguem fora, enquanto Edson está à disposição de Cristóvão.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X FLUMINENSE

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 27 de setembro de 2014, sábado
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva (ambos de MG)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Auro, Edson Silva, Antônio Carlos e Álvaro Pereira; Denilson, Souza, Kaká e Ganso; Alexandre Pato e Alan Kardec
Técnico: Milton Cruz

FLUMINENSE:Diego Cavalieri, Bruno, Elivélton, Marlon e Carlinhos (Chiquinho); Rafinha (Edson), Jean, Wagner e Conca; Fred.
Técnico: Cristóvão Borges