Topo

Fluminense se impõe no Morumbi, bate São Paulo por 3 a 1 e dorme no G-4

João Henrique Marques

Do UOL, em São Paulo

27/09/2014 22h55

O Fluminense não se apequenou. Pelo contrário. Jogando no Morumbi, o time carioca controlou a partida contra o São Paulo e venceu o confronto da noite deste sábado por 3 a 1. Fred, Wagner e Conca marcaram os gols que recolocam o time no G-4 do Campeonato Brasileiro. Alexandre Pato fez o do time da casa.

A vitória com mérito levou o Flu aos 40 pontos, assumindo a quarta colocação temporário, ou não, com 40 pontos. O mesmo número de Atlético-MG, Grêmio e Corinthians, que jogam neste domingo. Já o São Paulo segue na terceira posição com 43 pontos, e completa a quarta rodada sem vitória – um empate e três derrotas. 
 
Na próxima rodada, o São Paulo enfrenta o Grêmio, sábado às 16h20, na Arena Grêmio. Já o Fluminense recebe o Bahia no Maracanã no mesmo período.
 
Fases do jogo: O primeiro tempo do confronto foi de pouca movimentação e muito erro de passe, principalmente por parte do São Paulo. O time mandante viu o rendimento ruim de Ganso dificultar as ações ofensivas, e não criou absolutamente nada enquanto teve a bola nos pés desde a saída defensiva. 
 
O Fluminense estava acomodado, pouco ameaçava o adversário, e rodava a bola de um lado para o outro ditando o ritmo do jogo. O desinteresse do time carioca era tanto que a qualquer saída da bola ou falta, os jogadores demoravam uma enormidade para recolocá-la em jogo.
 
A única jogada de perigo na etapa saiu somente aos 40 minutos em erro de passe do Fluminense que acabou nos pés de Auro. O lateral jogou na área e Pato teve duas chances para marcar. A primeira, ele tentou o passe de cabeça a Kardec, mas levou azar com a bola resvalando no adversário. Na sequência, Pato finalizou de perna direita, mas Diego Cavalieri fez boa defesa.
 
O São Paulo voltou para a segunda etapa com maior movimentação. Foi Alexandre Pato saindo para buscar o jogo que começou a fazer diferença em favor do time, e logo aos 3 minutos ele colocou Kaka na cara do gol com bom passe por trás da zaga. O meia se atrapalhou todo com a bola e perdeu incrível chance.
 
A impaciência da torcida pela falta de gols com os gritos de Luis Fabiano foi manifestada um pouco antes do gol de Fred aos 7 minutos. O centroavante recebeu cruzamento de Conca e escorou a bola para o fundo da rede.
 
O jogo esquentou demais e o São Paulo logo empatou em boa trama de passes que terminou com cruzamento de Alan Kardec e chute de Pato para o gol aos 13 minutos. Um minuto depois, Cícero ainda perdeu ótima chance de recolocar o Fluminense à frente.

O Fluminense seguiu com o controle do jogo e não desperdiçou mais chances. Wagner, aos 27, em belo chute marcou o segundo, e Conca em cobrança de falta perfeita fez o terceiro. 
 
O melhor: Wagner – Ditou o ritmo do Fluminense abusando de viradas de jogo e passes curtos quando o time não estava pressionado. Também foi peça ofensiva importante e marcou o gol da vitória em bela jogada. 
O pior: Paulo Henrique Ganso – Se o São Paulo não soube controlar o meio-campo, a culpa principal foi do camisa 10. Errou muitos passes, foi lento na saída de bola e se mostrou muito nervoso. No São Paulo, somente Pato teve grande atuação.
 
A chave do jogo: Domínio no meio-campo – Que quarteto que nada. O Fluminense que trocou passes no meio-campo com muita calma e soube colocar o ritmo que quis na partida. Nem mesmo quando o São Paulo empatou o jogo a equipe se acolheu. A vitória foi com méritos. 
 
Toque dos técnicos: Os dois times mantiveram esquemas padrões. Ocupando o lugar de Muricy Ramalho, Milton Cruz deixou o quarteto em campo com o jogo ofensivo do São Paulo concentrado na direita. Já Cristovão Borges prendeu os laterais, pois o adversário concentrava as jogadas pelos lados do campo. As duas primeiras alterações de Cristovão foram justamente com os laterais. Assim, ele recuperou o fôlego do time no segundo tempo.   
 
Para lembrar:
É Muricy. A torcida do São Paulo gritou muito o nome do treinador antes da partida. Foi uma forma de mandar mensagem positiva ao treinador que está internado em um hospital de São Paulo após sofrer com uma taquicardia. 
 
Coisa feia. O gol que Kaká perdeu no início do segundo tempo foi inacreditável. O camisa 8 recebeu bola de Pato e ficou frente a frente com Diego Cavalieri. Ele sequer conseguiu a finalização, pois se atrapalhou com a bola desperdiçando a chance.

SÃO PAULO 1 X 3 FLUMINENSE

Data: 27/9/2014 (sábado)
Local: Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva (ambos de MG)
Público Pagante: 16.131
Renda: R$ 581.420,00
Cartões amarelos: Denílson, Antonio Carlos e Luis Fabiano (SPO) e Elivélton (FLU)
Gols: Fred, aos sete minutos, Pato aos 11 minutos e Wagner aos 28 minutos e Conca aos 45 minutos do segundo tempo. 

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Auro, Edson Silva, Antônio Carlos e Álvaro Pereira (Reinaldo); Denilson, Souza (Osvaldo), Kaká e Ganso; Alexandre Pato e Alan Kardec (Luis Fabiano)
Técnico: Milton Cruz

FLUMINENSE
Diego Cavalieri, Bruno (Edson), Elivélton, Marlon e Chiquinho (Carlinhos); Rafinha, Jean, Wagner e Conca; Fred (Rafael Sobis).
Técnico: Cristóvão Borges