Topo

Bota recebe Grêmio e quer se afastar da zona, mas terá que superar muralha

O zagueiro Bolívar marcou o gol da vitória do Botafogo contra o Goiás, na última rodada - Vitor Silva / SSPress
O zagueiro Bolívar marcou o gol da vitória do Botafogo contra o Goiás, na última rodada Imagem: Vitor Silva / SSPress

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/09/2014 06h00

O Botafogo recebe o Grêmio às 16h deste domingo, no Maracanã, com o objetivo de se afastar da zona de rebaixamento ao final da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas, para isso, terá que superar uma verdadeira muralha erguida por Felipão: o time gaúcho não sofre gols há sete rodadas e está invicto há oito.

Uma vitória no Maracanã pode deixar o Alvinegro a quatro pontos da zona da degola ou até a 12ª posição com uma combinação de resultados. Esta seria a melhor classificação do Botafogo nesta edição do Campeonato Brasileiro, igualando a 15ª rodada da competição, quando terminou na mesma colocação ao bater o Fluminense por 2 a 0 em Brasília.

O Botafogo vem embalado por uma vitória por 1 a 0 sobre o Goiás na última quinta-feira, no Maracanã, e tentará usar novamente o fator casa para vencer duas partidas seguidas apenas pela segunda vez neste Campeonato Brasileiro. O Alvinegro só conseguiu o feito até aqui nos jogos contra Chapecoense e Santos, ambas vitórias por 1 a 0, na 17ª e na 18ª rodadas, respectivamente.

“Teremos mais um jogo aqui no Maracanã e será difícil, mas o Grêmio vai sofrer no domingo. O Botafogo vai embalar no campeonato, não tenham dúvida disso, e essa vitória contra o Goiás foi o início”, disse o técnico do Botafogo Vágner Mancini, em tom otimista.

Já o Grêmio, ao contrário do Botafogo, tem números mais animadores para se motivar para este domingo. O time gaúcho não toma um gol sequer há sete rodadas e não perde há oito. A defesa gaúcho, inclusive, está invicta há dois meses, o que levou a equipe da sétima para a quinta posição, na cola do G4.

O time de Felipão agora quer tornar a ascensão em algo mais palpável na tabela do Campeonato Brasileiro com a entrada da equipe na zona de classificação para a Libertadores. O Grêmio pode entrar no G4 com uma vitória ou até mesmo um empate, dependendo de resultados de Atlético-MG e Corinthians.

Se a defesa tem sido uma arma gremista, o ataque tem deixado a desejar. O time gaúcho tem apenas 19 gols marcados em 24 partidas, número melhor somente que o do Criciúma, que começou a rodada como lanterna do Campeonato Brasileiro.

"Sabemos que temos que melhorar. Eu como centroavante me sinto responsável. Mas como defender não são só os zagueiros ou laterais, ou mesmo o goleiro, atacar não é só o centroavante. Os gols que eu fiz foi mérito de todos, e se não conseguimos marcar, também é responsabilidade de todos", disse Barcos, que tem 9 gols no campeonato, quase a metade dos feitos pelo time.

Além da invencibilidade neste Brasileiro, o Grêmio já está sem perder de times cariocas desde 2012. Na última quarta-feira, a equipe gaúcha manteve o retrospecto recente inalterado com um empate por 0 a 0 com o Fluminense também no Maracanã. Em relação ao jogo do meio de semana, aliás, Felipão conta com os retornos de Geromel e Matheus Biteco, que cumpriram suspensão.

BOTAFOGO x GRÊMIO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de setembro de 2014, sábado
Horário: 16h (de Brasília)
Transmissão: Premiere FC
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)

Botafogo
Jefferson, Dankler, Bolívar, A.Bahia e Julio César; Airton, Gabriel e Ramírez; Zeballos, Wallyson e Emerson Sheik
Técnico: Vagner Mancini

Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Matheus Biteco, Ramiro e Felipe Bastos; Luan, Dudu e Barcos.
Técnico: Felipão

Bolívar se diz iluminado após gol contra Goiás