Topo

Flu retoma otimismo após duelos diretos e vibra com 'volta' à briga pelo G4

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/09/2014 06h00

O otimismo está de volta às Laranjeiras. Tudo porque, na noite do último sábado, o Fluminense voltou a vencer após três rodadas, e logo contra o embalado São Paulo, no Morumbi, com uma atuação firme e um 3 a 1 incontestável pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, com boas atuações das estrelas Fred e Conca. E, mais importante, voltou provisoriamente ao G4.

Se a quarta posição provavelmente não será mantida ao fim da rodada (depende de derrotas de Atlético-MG, Corinthians e Grêmio), a animação com a boa atuação diante do São Paulo veio para ficar, no que depender dos jogadores e do técnico do Fluminense, Cristóvão Borges. Além disso, o time também não deixou o Grêmio disparar com o empate por 0 a 0 na última quarta, no Maracanã.

A principal dificuldade do Fluminense nas últimas rodadas, no entanto, havia sido justamente deixar de empatar e voltar a vencer. Para Cristóvão Borges, o triunfo contra o rival direto São Paulo era tudo que o Tricolor precisava para se recolocar na briga por uma vaga na Libertadores de 2015.

“As equipes que estão próximas e ficaram à frente do Fluminense também tiveram sequência de empates na competição. Só que colocaram uma vitória no meio, algo que nós não colocamos. Só agora. Por isso estávamos atrás. O Grêmio estava assim, Corinthians também. Por isso ficamos para trás. Com essa vitória de hoje, isso nos recoloca na briga”, disse Cristóvão após a vitória sobre o São Paulo.

Antes da volta provisória ao G4, a sensação nas Laranjeiras era de que o pelotão da frente estava se afastando demais nas últimas rodadas e que alcançá-lo poderia ser difícil caso uma reação não viesse o mais rápido possível. Por isso, o triunfo foi bastante comemorado pelos jogadores, como o capitão Fred.

"O Cristóvão falou para a gente na preleção que o time estava muito próximo da vitória pelos últimos jogos que vínhamos fazendo, exceto no primeiro tempo contra o Grêmio, quando fomos mal. Estávamos empatando muito, mas próximos do G4. Essa vitória deu muita moral. Foi uma prova de fogo e mostrou que nossa equipe não está morta", disse o camisa 9 ao PFC ao final da partida.

O lateral esquerdo Carlinhos foi outro a mostrar empolgação com o resultado no Morumbi. Mesmo tendo sido barrado por Cristóvão Borges, o jogador destacou a importância da vitória e pediu uma série positiva para que a equipe se mantenha no topo da tabela.

“Espero que possamos ter uma sequência boa para chegar na frente. Esta foi uma vitória de Fluminense. Os jogadores estão todos de parabéns pela partida que fizemos hoje, agora vamos tentar manter. Sabemos que com duas, três vitórias seguidas nós chegaremos lá em cima”, disse o lateral esquerdo.

Com 40 pontos, o Fluminense tem pontuação igual às de Grêmio, Corinthians e Atlético-MG, mas leva vantagem nos critérios de desempate. O Tricolor, portanto, terá que 'secar' os rivais se quiser terminar na melhor posição possível ao final da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.