Topo

Ataque desequilibra, Inter bate Coritiba e embala para 'final' com Cruzeiro

Do UOL, em Porto Alegre

28/09/2014 20h41

O Internacional conseguiu o que queria. Chegou ao confronto direto com o Cruzeiro, no próximo sábado, mais próximo do líder. Neste domingo, o time gaúcho contou com boa atuação ofensiva para bater o lanterna Coritiba por 4 a 2, gols de D'Alessandro, Eduardo Sasha, duas vezes, e Alex. Leandro Almeida e Zé Love descontaram. Embalado, o Colorado aposta o semestre no jogo seguinte.

Com 47 pontos, os comandados de Abel Braga reduziram a distância do líder para seis. E no próximo sábado, com uma vitória em Belo Horizonte, a margem pode cair para apenas três. Foi a terceira vitória seguida, quinto jogo de invencibilidade.

Já o Coritiba vive situação complicada. Com 23 pontos, o Coxa manteve a lanterna do Brasileirão. Nos últimos seis jogos fora de casa, apenas dois pontos foram conquistados.

Como curiosidade, o jogo ficou parado por cerca de 15 minutos devido a falta de luz no segundo tempo. Inter e Cruzeiro jogam no sábado às 18h30, no Mineirão. Mais cedo, às 16h20, o Coritiba terá o clássico contra o Atlético-PR.

Fases do jogo:
O Inter entrou em campo sabendo que se vencesse reduziria a distância para o líder Cruzeiro para seis pontos e abriria quatro em relação ao terceiro colocado, São Paulo. E movido pela boa perspectiva de tabela, o time vermelho foi para cima desde o primeiro minuto.

As chances de gol não demoraram para acontecer. A primeira aos 6 minutos. Após tabela com Aránguiz, Gilberto chutou forte mas colocou para fora. Mas o 0 a 0 durou pouco. Aos 10 minutos, Leandro Almeida cometeu pênalti em Wellington Paulista. D'Alessandro bateu, Vanderlei defendeu, e no rebote o argentino colocou na rede.

Só que se o Inter precisava do resultado, o Coritiba vivia situação idêntica. Não para a parte superior da tabela, mas para deixar a lanterna. Por isso, aos 15 minutos, Alex cobrou escanteio, Dida saiu mal e Leandro Almeida empatou a partida.

O jogo ficou aberto. Joel para o Coritiba, Wellington Paulista para o Inter. Todos tiveram chances. Mas embalado pela torcida o Inter conseguiu fazer o segundo. Alex, após confusão na área dos visitantes e rebote do goleiro Vanderlei, empurrou para a rede aos 31 minutos. E ainda houve tempo para o terceiro gol no primeiro tempo. Norberto falhou em um lançamento de Alex e Eduardo Sasha encobriu Vanderlei, aos 43. Etapa inicial encerrada e o Inter com vitória encaminhada.

O Coritiba saiu para o ataque no segundo tempo. Atrás no placar, o time paranaense acertou a trave com Robinho aos 11 minutos. Dida tocou na bola e só por isso ela não entrou. E 3 minutos depois, Joel bateu de fora da área e novamente acertou a trave. Tanto forçou o Coritiba, que marcou. Zé Love antecipou-se à zaga do Inter e descontou aos 18 minutos da etapa final.

Mas ao buscarem o ataque, os visitantes deram espaço. E o Inter aproveitou. Tabelando, os jogadores do time vermelho se aproximaram do gol de Vanderlei e Eduardo Sasha marcou o quatro gol vermelho aos 27 minutos da etapa final. O jogo terminaria normalmente, mas aos 37 da etapa final um apagão interrompeu o duelo. A queda de energia impossibilitou ações por cerca de 15 minutos. Nada que mudasse o rumo do jogo, encerrado com 4 a 2 para o dono da casa.

O melhor: Eduardo Sasha - Marcou dois gols e manteve o bom nível de rendimento dos últimos jogos.

O pior: Norberto - Falhou no gol de Eduardo Sasha e impediu qualquer reação do Coritiba ainda no primeiro tempo.

Chave do jogo: Poder de ataque. O Internacional mostrou poder ofensivo quando necessário. Mesmo sofrendo o empate logo após abrir o placar, o time vermelho marcou mais duas vezes ainda no primeiro tempo e fechou o placar no segundo.

Toque dos técnicos: O Inter não abriu mão da figura do centroavante. Mesmo sem totais condições de jogo, Wellington Paulista foi quem substituiu o suspenso Rafael Moura. A formação não mudou e deu certo. Paulista sofreu o pênalti que resultou no primeiro gol e teve, ainda, outras duas chances de marcar.

Já o Coritiba tentou centralizar ações em Alex. O experiente armador foi o criador de todo movimento ofensivo, abastecendo principalmente o atacante Joel. A cada momento, os jogadores tentavam receber faltas próximas da área para favorecer outra capacidade do camisa 10, a bola parada. Alex criou o quanto pôde, mas foi insuficiente no jogo.

Para Lembrar:

Apagão no Beira-Rio. Aos 37 do segundo tempo, o Beira-Rio ficou às escuras. Logo após uma defesa de Dida, a eletricidade caiu no estádio. O apagão durou cerca de 15 minutos e o jogo pôde ser concluído.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 4 X 2 CORITIBA

Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Data: 28/09/2014 (domingo)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Vicente Romano Neto (ambos paulistas)
Público: 28.287 torcedores
Renda: R$ 696.810,00
Cartões amarelos: Zé Love (COR); Willians (INT)
Gols: D'Alessandro, do Inter, aos 10 do primeiro tempo; Leandro Almeida, do Coritiba, aos 15 do primeiro tempo; Alex, do Inter, aos 31 minutos do primeiro tempo; Eduardo Sasha, do Inter, aos 43 minutos do primeiro tempo; Zé Love, para o Coritiba, aos 18 minutos do segundo tempo; Eduardo Sasha, do Inter, aos 27 minutos do segundo tempo;

INTERNACIONAL
Dida; Gilberto, Paulão, Juan e Fabrício; Wellington, Aránguiz, Alex (Bertotto), D'Alessandro (Alan Patrick) e Eduardo Sasha; Wellington Paulista (Valdívia).
Técnico: Abel Braga

CORITIBA
Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Dener; Hélder, Élber (Martinuccio), Robinho e Alex (Dudu); Zé Love (Geraldo) e Joel.
Técnico: Marquinhos Santos