Topo

Valdivia falha, Palmeiras sofre "apagão" e leva 3 a 1 do Figueirense

Do UOL, em São Paulo

28/09/2014 20h23

Em cinco minutos, o Palmeiras foi do céu ao inferno na noite deste domingo, no Orlando Scarpelli. O alviverde levava vantagem no placar diante do Figueirense no trecho final do jogo, mas levou dois gols de Clayton - aos 31 e 32 do segundo tempo - e outro de Marcão - aos 35 -. O "apagão" custou caro e com a derrota por 3 a 1 o time segue na zona de rebaixamento. Cristaldo fez o gol palmeirense no primeiro tempo.

O resultado também tem como culpado Valdivia. O gol que o chileno perdeu, ao sequer arriscar a finalização e fazer passe errado, foi impressionante. Na ocasião, o alviverde vencia por 1 a 0 aos 22 minutos do segundo tempo. O Palmeiras fica na 17ª colocação, com 25 pontos. E o Figureirense vai ao décimo lugar, com 32.
Na próxima rodada, o Palmeiras encara a Chapecoense, quinta, às 19h30, no Pacaembu. Já o Figueirense enfrenta o Goiás, no Serra Dourada, sábado, às 18h30.
Fases do jogo:
Frio e chuva deixaram o começo do jogo extremamente lento. As equipes carregavam a bola sem enfrentarem grandes marcações e pouco conseguiam criar.
A medida que os espaços foram aparecendo, o problema passou a ser as limitações técnicas dos times. Foram muitos erros de passe que deixaram o nível da primeira etapa baixo.
Em um dos poucos lances de lucidez ofensiva, Diogo fez boa jogada pela esquerda e cruzou para trás. Henrique deixou passar e Cristaldo chutou de primeira para o fundo do gol aos 34 minutos.
O jogo mudou bastante no segundo tempo, com o Figueirense indo à frente e deixando muitos espaços para o Palmeiras.
A marcação forte palmeirense funcionou por boa parte da etapa. No entanto, os cinco minutos da virada do Figueirense foram um prêmio pela ousadia do time que se lançou todo ao ataque.
O melhor: Clayton - Como não elegê-lo como o melhor? Teve pouco mais de 30 minutos em campo e foi o responsável pela virada do Figueirense com dois gols.
O pior: Valdivia - Ajudou o time com diversos passes precisos em contra-ataques. Só que o gol que perdeu quando o jogo estava 1 a 0 foi incrível. Não se perde.
A chave do jogo: Apagão - O Figueirense teve incrível reação em apenas cinco minutos. Foi quando o Palmeiras se desligou completamente da partida que até então parecia dominada.
Toque dos técnicos: Argel prendeu o time, segurando laterais e sobrecarregando os meias com funções defensivas. Já Dorival Júnior não quis saber de retranca, e também foi corajoso nas substituições. Tudo mudou no segundo tempo, quando Argel lançou o time à frente colocando mais dois atacantes.
Para lembrar:
Em casa? A torcida do Palmeiras foi numerosa em Florianópolis e passou o jogo inteiro gritando o nome do clube e apoiando os jogadores. A torcida do time mandante só foi ouvida no estádio depois da virada.

FIGUEIRENSE 3 X 1 PALMEIRAS
Data: 28 de setembro de 2014, domingo
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva - PA (ASP-FIFA)
Assistentes: Fabio Pereira - TO (FIFA) e Marcio Gleidson Correia Dias - PA (ASP-FIFA)
Cartões amarelos: Paulo Roberto e Nirley (FIG); Marcelo Oliveira, Henrique e Bruninho (PAL)
Cartão vermelho: Nathan
Gols: Cristaldo, aos 34 minutos do primeiro tempo e Clayton, aos 31 e 32 e Marcão, aos 35 minutos do segundo tempo.
Figueirense
Tiago Volpi; Leandro Silva, Nirley, Thiago Silva e Marquinhos; Paulo Roberto, Jefferson (Marcão), Marco Antônio e Giovanni Augusto; Everaldo (Mazola) e Pablo (Clayton).
Técnico: Argel
Palmeiras
Deola; João Pedro, Nathan, Gabriel e Victor Luis; Renato (Bruninho) (Bernardo), Marcelo Oliveira e Valdivia; Cristaldo (Allione); Henrique e Diogo
Técnico: Dorival Jr