Topo

Queda em subestação e falha em gerador causaram apagão no Beira-Rio

Do UOL, em Porto Alegre

28/09/2014 21h20

Aos 37 minutos do segundo tempo, Dida fez uma bela defesa evitando o terceiro gol do Coritiba. O Inter poderia ver o rival se aproximar faltando pouco para acabar o jogo. Mas em vez de ter um escanteio contra batido rapidamente, o que houve foi a paralisação no jogo. Uma queda de energia impediu a bola de rolar por cerca de 15 minutos. E as razões para isso foram a queda em um subestação e a falha do gerador no estádio.

A Subestação 4 da Companhia Estadual de Energia Elétrica [CEEE], no bairro Menino Deus, teve desarmado seu alimentador por razão ainda não confirmada. Os técnicos da companhia buscam explicações no local. As alternativas são queda de árvore ou ainda algum animal que tenha se chocado com os fios de alta tensão.

Porém, o Beira-Rio conta com um gerador que sustentaria a energia do estádio por até seis horas. No entanto, o equipamento falhou e resultou no apagão. O Internacional, da mesma forma, ainda não deu explicações sobre o que gerou a falha. "A informação que temos é que o sistema automático de geração de energia do estádio falhou. E acabou demorando um pouco para ser acionado manualmente", disse Marcelo Medeiros, vice de futebol do clube gaúcho.

Enquanto a eletricidade não retornava, os torcedores fizeram um bonito espetáculo. Com luzes de celular, iluminaram as cadeiras do estádio que recebeu os jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre.

Na Copa, aliás, que mais uma falha ocorreu na casa do Inter. No primeiro jogo da capital gaúcha no Mundial, entre França e Honduras, o sistema de som não funcionou e os hinos nacionais não foram executados antes da bola rolar.

Com a conclusão do jogo, não houve movimentação no placar. O Internacional venceu por 4 a 2 o Coritiba e reduziu para seis a vantagem do Cruzeiro, líder do Brasileirão, em relação ao segundo, o próprio Colorado.