Topo

Santos põe Damião no banco, aposta em garotos e vence o Goiás por 2 a 0

Do UOL, em São Paulo

28/09/2014 20h20

Sem Aranha e Robinho, lesionados, o Santos entrou em campo renovado. Além da ausência experiente dupla, o time mudou porque Leandro Damião foi para o banco. O resultado foi uma atuação mais incisiva do que a das últimas rodadas e uma vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, que só não foi perfeita por conta de um erro crasso da arbitragem contra o time esmeraldino.

Com o resultado, o Santos soma 36 pontos e vai à oitava colocação do Campeonato Brasileiro. O Goiás, por sua vez, fica com 30, na 13ª posição.

O resultado ainda anima o time para o confronto com o Botafogo, no meio de semana, pela Copa do Brasil. Possivelmente com Robinho e Aranha de volta, o time da Vila Belmiro aposta suas fichas no torneio mata-mata, já que está distante do G-4 no Brasileirão.

Fases do jogo:
O Santos começou a todo vapor no Pacaembu, tentando se redimir da derrota por 3 a 2 para o Atlético-MG no meio de semana. Com Thiago Ribeiro pela esquerda e Geuvânio pela direita, o time alvinegro não teve dificuldades para criar chances contra o frágil sistema defensivo do Goiás.

David Braz, de cabeça, aos 13 minutos, colocou o time praiano na frente, com direito a uma comemoração bizarra em que simulou um parto. Depois de muitas chances desperdiçadas, Geuvânio só ampliaria no segundo tempo, aos 17 minutos, ampliando o placar em um jogo que era morno.

O Goiás, aparentemente entregue, tentou dar um gás no jogo dois minutos depois de sofrer o segundo. De fora da área, Esquerdinha chutou uma bola que bateu no travessão e entrou. Na sobra, David completou para o gol vazio para garantir, mas estava impedido. O árbitro, de maneira equivocada, anulou o lance alegando condição irregular e ignorando que a bola já tinha entrado.

O vacilo do quinteto comandado por Héber Roberto Lopes praticamente definiu o rumo do confronto, que dali em diante ficou mais monótono ainda.

O melhor: Mobilidade. Com Geuvânio, Thiago Ribeiro e Gabigol, o ataque santista ganhou em velocidade e ampliou as opções ofensivas, criando mais e melhores chances do que vinha fazendo com Leandro Damião parado entre os zagueiros.

O pior: Pontaria. Embora tenha criado mais, o Santos segue com o pé torto. É como se driblar fosse um fundamento muito mais simples do que a finalização. Para o trio alvinegro, cortar o zagueiro e abrir espaços é fácil, duro mesmo é colocar a bola no gol do adversário.

Chave do jogo: Gol cedo. David Braz marcou logo aos 13 minutos e deu tranquilidade ao Santos, que vem sofrendo por não concretizar as chances que cria. Com a vantagem, ficou muito mais fácil para o time da Vila Belmiro administrar o resultado.

Para lembrar:
Damião: Antes do jogo, Enderson Moreira contrariou a imprensa que acompanha o dia-a-dia do clube e disse que o ex-colorado estava fora por opção técnica. Segundo o técnico, a ideia era poupar o camisa 9 para quarta. Por um motivo ou por outro, de novo o Santos melhorou sem o reforço de R$ 42 milhões.

Chip na bola: Embora tenha sido um erro coletivo da arbitragem, especialmente do auxiliar que fica atrás do gol e do bandeirinha, o torcedor do Goiás pode cobrar a CBF pela falta de tecnologia no Brasileirão. Se o sistema da Fifa, que indica quando a bola cruzou a linha, fosse utilizado, o Goiás poderia ter brigado pelo menos pelo empate.

Aproveitamento: Segundo o site WhoScored, especializado em estatísticas, o Santos acertou só quatro dos 12 chutes que tentou na meta de Renan. O número mostra o quanto o time chutou mal na partida.

FICHA TÉCNICA: SANTOS-SP X GOIÁS-GO

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 28 de setembro de 2014, domingo
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC-FIFA)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR-FIFA) e Neuza Ines Back (SC-FIFA)
Cartões amarelos: Lucas Lima (Santos); Jackson e Esquerdinha (Goiás)
Gols: David Braz, aos 13 min do 1º tempo, e Geuvânio, aos 17 min do 2º tempo

SANTOS-SP: Vladimir, Victor Ferraz, Neto, David Bráz e Caju; Alison, Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro (Patito), Geuvânio (Alan Santos) e Gabriel (Leandro Damião).
Técnico: Enderson Moreira

GOIÁS-GO: Renan, Jackson, Felipe e Lima; e Léo Veloso; Amaral, Thiago Mendes e Esquerdinha, Erick e David (Murilo); Samuel (Bruno Mineiro) e Moisés (Ramon)
Técnico: Ricardo Drubscky