Topo

Maratona de jogos e lesões fazem quedas precoces virarem 'alívio' no Flu

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/09/2014 06h00

O cansaço gerado pela maratona de jogos do Campeonato Brasileiro, e as consequentes lesões, criaram uma situação inusitada no Fluminense. Após ver o clima esquentar nos bastidores com eliminações seguidas, o Tricolor tem certo alívio por não ter disputar a Copa do Brasil ou a Sul-Americana, que acrescentariam mais jogos ao já apertado calendário da equipe neste final de ano.

O calendário com dois jogos por semana tem sido um dos principais alvos de reclamação do Fluminense nas últimas semanas. O clube admite não ter um elenco tão grande quanto ao de outros rivais na luta por uma vaga na Libertadores de 2015 e sofre com a falta de peças de reposição.

As lesões têm sido frequentes no Fluminense. Na vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo no último sábado, o Tricolor não teve os titulares Valencia e Henrique, além de Diguinho, todos vetados pelo departamento médico. O time das Laranjeiras ainda atuou com o lateral direito Bruno com dores musculares.

Para o técnico Cristóvão Borges, os problemas acontecem justamente por causa do elenco reduzido do Fluminense que não permite um maior rodízio entre os atletas. Segundo o treinador, manter o time em duas competições seria motivo para dor de cabeça nas Laranjeiras.

“Desde o começo sempre falei que não estávamos preparados para isso. Nós temos um elenco pequeno para jogar duas competições. Aconteceram as eliminações, logicamente que poderíamos ter avançado, mas em algum momento teríamos dificuldade, porque não estávamos preparados”, admitiu Cristóvão Borges.

As eliminações precoces diante de América-RN (Copa do Brasil) e Goiás (Sul-Americana) deixaram o Fluminense com uma semana livre para treinos pela primeira vez em dois meses. Curiosamente, a última havia sido entre as vitórias contra Goiás e Atlético-PR, quando o Tricolor viveu seu melhor momento no Campeonato Brasileiro com três triunfos seguidos, com direito a vencer também pela Copa do Brasil na mesma sequência.

“Era nosso desejo treinar e ao mesmo tempo descansar e recuperar, porque se faz necessário. O tempo de recuperação é muito curto. Essa vitória é importante, porque vínhamos de uma sequência de derrota e empates. Agora muda bastante. A equipe ganha confiança, ânimo e tempo para treinar”, explicou Cristóvão.

Aproveitando o intervalo maior entre os jogos, o Fluminense deu folga para os seus jogadores na segunda-feira e só volta a trabalhar na tarde de terça, nas Laranjeiras. O Tricolor terá o Bahia como adversário no próximo sábado, no Mané Garrincha, em Brasília, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.