Topo

Nilmar vai ao Qatar, frustra planos do Inter e deve ter reestreia adiada

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/09/2014 11h51

O Internacional terá de encarar o Cruzeiro, no próximo sábado, sem Nilmar. O atacante embarca ainda nesta segunda-feira (29) para Doha e retorna apenas na quinta. A viagem para o Qatar, a pedido da cúpula do El-Jaish, é um empecilho e tanto para os planos do Colorado. A ideia de Abel Braga era ter o jogador pelo menos no banco de reservas da partida em Belo Horizonte, confronto válido pela 26ª rodada do Brasileirão.

A missão de Nilmar no Qatar é aumentar a pressão para que o xeque dono do El-Jaish libere o ITC (International Transfer Certificate). O documento é necessário para que a rescisão entre as partes, assinada em julho, seja protocolada no sistema da Fifa. O processo, todo digital, depende simplesmente da vontade dos dirigentes árabes.

Ao lado de um advogado e do empresário Orlando da Hora, o atacante também vai finalizar a venda de carros e imóveis adquiridos em dois anos de vida em Doha. Antes de atuar pelo El-Jaish, Nilmar defendeu o Al-Rayyan.

Em Porto Alegre, a diretoria do Colorado aguarda o fim do impasse burocrático para quarta ou quinta-feira. A data limite para resolução do caso é 3 de outubro, véspera da partida em Belo Horizonte. Mas no Beira-Rio a possibilidade de não-inscrição a tempo é tratada como quase nula.

O Internacional já quitou a taxa de inscrição junto à CBF e em tempo algum cogita ficar sem Nilmar ainda em 2014. A escalação dele só seria possível em caso de cumprimento do prazo.

Aos 30 anos, Nilmar sequer começou a treinar com o elenco principal do Internacional. Ele seria entregue ao preparador Cristiano Nunes, braço direito de Abel Braga, nesta terça-feira. Com Nunes, o atacante poderia acelerar sua parte física e ir entrando progressivamente no time.

Virtualmente fora do jogo contra o Cruzeiro, encarado pelo Inter como uma final, Nilmar deve fazer sua reestreia com a camisa vermelha diante do Fluminense, em 12 de outubro, no Beira-Rio.