Topo

Valdivia vive noite de vilão e vê Palmeiras se armar para defesa no STJD

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

29/09/2014 06h01

Valdivia assumiu a culpa pela derrota para o Figueirense por 3 a 1 na noite de domingo, no Orlando Scarpelli. O rótulo de vilão foi conquistado pela chance clara desperdiçada em um lance que sequer chutou ao gol quando o time vencia o jogo por 1 a 0. Apesar disso, o técnico palmeirense, Dorival Júnior, fez questão de enaltecer a importância do chileno, que agora tem uma estratégia preparada pelo clube para julgamento nesta segunda-feira no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

O camisa 10 pode até ser suspenso por 12 partidas caso pegue a pena máxima pelo pisão em Amaral, do Flamengo. Por isso, quem entra em campo desta vez será o time de advogados alviverdes.

Como já mostram os discursos de jogadores, comissão técnica e diretoria, a defesa palmeirense mostrará no Rio de Janeiro, durante o julgamento, que Valdivia não agrediu, de fato, Amaral. Por isso, o clube espera desqualificar a denúncia feita no artigo 254-A, que indica por agressão, para o 250, o ato hostil.

Reforça o argumento palmeirense o fato de Amaral não precisar de nenhum atendimento médico. O atleta flamenguista continuou em campo e não teve nenhum prejuízo físico. Mais do que isso, o chileno não colocou a força do seu corpo no pisão e praticamente desistiu da agressão no meio do caminho.

A coerência do STJD também será colocada em jogo. Airton, do Botafogo, por exemplo, pisou na cabeça de Alexandre Pato, do São Paulo, e também foi denunciado no artigo 254-A do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). No julgamento, conseguiu desqualificar e ainda tomou uma pena de apenas dois jogos.

Michel Bastos, do São Paulo, foi outro que foi enquadrado no mesmo artigo após chutar o rosto de um atleta do Figueirense. A resolução do caso foi o mesmo. Ele foi julgado no artigo 250 e pegou apenas um jogo de suspensão, no caso, a automática após o cartão vermelho.

Outro exemplo será de Wallace. O zagueiro, à época do Corinthians, pisou em Hernán Barcos, então atacante do Palmeiras. O corintiano foi julgado pelo 254-A, mas foi absolvido por maioria dos votos.

Para reforçar o arrependimento pelo ato, Valdivia deve ir ao Rio de Janeiro para se explicar perante o Tribunal.

Independentemente da pena imposta pelo STJD, o camisa 10 teve uma multa em seu salário não revelada pelo clube, tampouco por ele próprio. Caso pegue apenas um jogo, ele estará livre para enfrentar já a Chapecoense, na quinta-feira, no Pacaembu. Se pegar mais do que isso, voltará a ser desfalque para Dorival Jr.