Topo

Com Levir, Atlético-MG cresce após a Copa e supera o time de Cuca

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

30/09/2014 06h00

Com a segunda melhor campanha do returno do Brasileirão, o Atlético-MG apresenta números que confirmam o crescimento da equipe depois da Copa do Mundo. Números são tão favoráveis que o aproveitamento do técnico Levir Culpi supera o de Cuca no mesmo período de 2013.

Antes da paralisação do futebol brasileiro por causa da Copa do Mundo, o alvinegro mineiro teve aproveitamento de 50% levando em conta apenas os jogos pelo torneio nacional. Depois do retorno da competição, em meados de julho, o aproveitamento subiu para 60,41%.

O time alvinegro vem de uma sequência de quatro vitórias no Brasileirão, que colocou o clube pela primeira vez no G-4. Antes da pausa do Brasileirão, a melhor colocação foi um sétimo lugar, mas bem distante do grupo dos quatro primeiros colocados.

O atual aproveitamento atleticano, se comparado em todas as competições disputadas no pós-Copa, dois jogos pela Copa do Brasil, dois pela Recopa e com os 15 pelo Brasileirão, com os jogos antes do Mundial, com partidas pela Libertadores e Campeonato Mineiro, comprova o crescimento do time – o aproveitamento subiu de 58,33% para 68,33%.

O atacante Jô explica o crescimento atleticano. “É complicado manter um nível de boas atuações como estamos tendo. Desde que chegou, ele (Levir) pediu esse tempo para se adaptar à maneira de jogar. Após a Copa a gente começou a melhorar. Estamos crescendo e jogando mais de uma maneira coletiva e não só um se destacando”, disse.

O rendimento de Levir Culpi no comando do Atlético mostra que o trabalho tem sido bem assimilado pelos jogadores e já supera o rendimento de Cuca, levando em conta os 25 jogos que fez pelo Brasileirão de 2013, ano em que conquistou o inédito título da Libertadores.

Nas 24 partidas que comandou o Atlético no Brasileirão deste ano, já que na estreia, contra o Corinthians, Autuori ainda era o comandante, Levir Culpi tem aproveitamento de 58,33% – 12 vitórias, seis empates e seis derrotas. Já Cuca, no mesmo período do ano passado, mas com 25 jogos, obteve 50,6% – dez triunfos, oito igualdades e sete derrotas.