Topo

Comunicação lenta entre CBF e Fifa atrasará retorno de Jobson ao Botafogo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/09/2014 16h48

O Botafogo corre contra o tempo para ter Jobson à disposição. O clube, no entanto, não contava com a lentidão na comunicação entre CBF e Fifa. Na última segunda-feira, o Alvinegro enviou documento a Confederação Brasileira de Futebol, mas o mesmo segue parado e só deverá ser chegar às mãos da entidade máxima do futebol nos próximos dias.

Dessa forma, Jobson terá que esperar algum tempo para voltar aos gramados e fazer sua reestreia pelo Botafogo. O clube já queria contar com o atacante para a partida contra o Goiás, na semana passada. Entretanto, o jogador só deverá ficar à disposição no mínimo a partir do confronto diante do Palmeiras, 8 de outubro, no Maracanã.

“O Botafogo enviou a documentação na última segunda-feira para a CBF, que só irá enviar para Fifa nos próximos dias. A Fifa ainda vai precisar analisar tudo até dar uma resposta. Pelo menos até o fim dessa semana não teremos novidades”, disse o advogado Bichara Neto, que representa de Jobson neste caso ao UOL Esporte.

Jobson se recusou a fazer um teste antidoping quando defendia o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Ele havia sido afastado pela diretoria por ter salário alto e estava no hotel quando um suposto funcionário da federação saudita, que só falava árabe, o intimou a ser testado. Ele foi suspenso por quatro anos pelos árabes, que demoraram a liberar seu retorno ao Brasil.

De volta ao Botafogo, ele passou a treinar com jogadores fora dos planos. A Portuguesa se interessou e entrou em contato para trazer o atacante. Neste momento, o Alvinegro cedeu a um pedido do técnico Vagner Mancini e decidiu por reintegrar o atleta. Ele se destacou nos treinamentos e logo passou a ser opção para os jogos.

Relacionado para enfrentar o Goiás, Jobson teve sua expectativa frustrada quando já fazia o aquecimento no vestiário do Maracanã. A CBF aconselhou o Botafogo a não relacionar o atacante por conta dessa polêmica, o que foi acatado pelo clube. O atacante tem treinado normalmente e espera o fim da novela para retornar aos gramados.

A suspensão de Jobson se deu em abril desse ano e até o momento a Fifa ainda não foi informada pela Agência Antidoping da Arábia Saudita sobre a situação. Tal fato não ocorre normalmente, visto que esse trâmite é realizado em poucos dias. Assim, os advogados do jogador contestam a validade da punição, o que o deixaria livre para atuar.